O sucesso do negócio depende de várias vertentes, mas a principal delas é cuidar de perto da saúde financeira da empresa. Entenda como a análise da DRE pode te ajudar nesta jornada.
Existem várias formas de fazer tal acompanhamento, mas uma das ferramentas mais eficazes para manter esse controle é através da análise da DRE (Demonstrativos de Resultados do Exercício), pois o relatório é capaz de evidenciar se a empresa está tendo lucro ou prejuízo.
Muitos empreendedores, que fazem a própria gestão, cometem o erro de analisar apenas o Balanço Patrimonial, sem saber que, com a análise da DRE, é possível ter uma visão mais abrangente do panorama atual das suas finanças.
Isso porque, é essa ferramenta que demonstra todas as movimentações como: receita, custos e impostos, entre outros. Basicamente, o demonstrativo de resultados do exercício esclarece em que passo a empresa está, se está perdendo ou ganhando dinheiro. Essencial, não é mesmo?
Mas você sabe analisar corretamente uma DRE?
Se essa também é sua dúvida, vem com a gente que no artigo de hoje vamos esclarecer tudo sobre a DRE, e ainda quais tipos de análise essa ferramenta possibilita ao empreendedor. Boa leitura!
O que é DRE?
Em linhas gerais, a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é um relatório contábil que mostra se as operações de uma empresa estão gerando lucro ou prejuízo. Ela é confeccionada junto com o Balanço Patrimonial, e deve ser assinada por um contador habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade).
Além disso, é uma ferramenta de grande utilidade para o empreendedor, pois ao fazer uso desse controle também como relatório gerencial, é possível avaliar como anda a saúde financeira da sua empresa, podendo usar as informações a seu favor na tomada de decisões de forma mais ágil e confiável, reduzindo gastos e gargalos, para que o seu negócio passe a faturar mais.
Além disso, a DRE também é um documento importante para agentes externos à empresa, já que o governo utiliza o relatório para verificar se os impostos foram calculados corretamente, fazendo o confronto do lucro declarado na DRE com os lucros declarados pelos sócios no IRPF.
O demonstrativo deve ser feito anualmente e é obrigatório para todas as empresas (exceto MEI), mas a empresa pode optar por realizá-lo mensalmente ou trimestralmente também, de acordo com a sua necessidade ou planejamento.
Leia também: Balancete contábil: tudo que você precisa saber para colocar em prática agora mesmo
Como fazer a análise da DRE de forma correta?
A análise da DRE é uma peça importante da gestão financeira e o passo a passo de como fazer análise da DRE é bastante simples: deve-se iniciar pelo valor que a empresa faturou, e posteriormente, serão descontados os custos (bens, serviços ou impostos).
Vamos entender melhor como colocar essa ferramenta em prática. Veja algumas formas de realizar a análise das DREs:
Análise vertical
É usada para que o empreendedor compreenda o percentual atrelado a cada conta de custo ou despesas quando equiparado à receita bruta, e serve para verificar se os números estão se “comportando” como o esperado.
Assim, a partir da análise da DRE vertical, será possível identificar quais pontos estão trazendo prejuízos e impactando negativamente as finanças da empresa.
Análise horizontal
Este modelo auxilia na identificação da proporção que existe entre as receitas da empresa e as despesas, ou seja, possibilita analisar as variações nos números durante determinado período.
Com esse comparativo, o empresário pode analisar os pontos que deram certo e errado ao longo de cada período, tendo assim, um melhor monitoramento da rentabilidade da sua empresa.
Análise de indicadores de desempenho
A DRE pode gerar diversos indicadores de desempenho (KPI): faturamento bruto, ticket médio, lucratividade, entre outros.
Essas métricas são fundamentais para que o empresário consiga um controle financeiro preciso e funcional, porque os números servem como base para indicação imediata dos pontos de melhoria na empresa.
Com essas informações em mãos, é possível tratar estratégias para aprimorar os pontos que devem ser melhorados ou mantidos.
DRE Planejado X Realizado
Aqui será possível visualizar o cumprimento de metas, analisando se os objetivos estão sendo cumpridos ou desviados do que foi planejado inicialmente.
Neste caso, também é possível usar as informações para traçar novas estratégias, ou ainda, novas metas, mais desafiadoras, a serem alcançadas.
Leia também: Margem de lucro: porque devemos ficar atentos à este índice
Vamos praticar?
Agora que já entendemos sobre as possibilidades que a análise da DRE traz para o negócio, que tal colocar em prática na sua empresa?
Como vimos, a DRE é uma grande aliada do empreendedor, pois permite ter uma visão sistêmica sobre a saúde financeira do seu negócio.
A boa notícia é que este relatório já é emitido pela sua empresa, ou seja, basta aprender a analisá-lo para usar as informações a favor do seu negócio.
Se você tem dificuldades para analisar as DREs, conte com um parceiro contábil de sua confiança. Não negligencie essa importante fonte de informação que pode contribuir para o sucesso do seu empreendimento.
A CBP possui um time de especialistas, aptos para te auxiliar na Gestão Financeira da sua empresa, incluindo, claro, a análise da DRE.
Quer ficar tranquilo quanto a gestão financeira da sua empresa? Conte com a CBP!
Se você precisa de um parceiro experiente para te ajudar nessa jornada, a CBP Contabilidade vai acabar com essa busca. Com décadas de atuação na área, temos condições de resolver qualquer problema para a sua empresa.
Com esse suporte profissional, você poderá evoluir os negócios, ganhar mais destaque e faturar cada vez mais. Sem correr o risco de perder todo o capital investido, tendo prejuízos com a sua empresa.
Então, entre em contato conosco e traga seu desafio empresarial para nós.