Ícone do site CBP Contabilidade Brasil Partners

Você sabe quais os tipos de contratação vigentes? Não?! Então veja aqui nossas dicas e explanação.

Os colaboradores de uma empresa são as peças chaves para um bom funcionamento da organização, por isso sua contratação demanda atenção e tempo.

Para que sua empresa esteja sempre de acordo com a legislação trabalhista vigente e tenha sempre transparência com o colaborador deverá ser regido o seu Contrato de Trabalho.

Mas afinal, quais são os contratos previstos em leis e quais suas características? Confira abaixo os principais tipos de contratos vigentes:

1 – Contrato por prazo determinado

Nesse tipo de contrato , o período de trabalho entre o funcionário e a empresa é definido previamente, ou seja, tem prazo para iniciar e terminar. Suas principais características são:

2 – Contrato por prazo indeterminado

O mais comumente adotado pelas empresas, no qual não existe um período pré estabelecido. Geralmente, após o término do Contrato de Experiência, se a empresa deseja manter o funcionário, o contrato é convertido automaticamente para Contrato por prazo indeterminado. Suas principais características são:

3 – Contrato de trabalho temporário

Adotado quando há demandas a serem supridas urgente ou substituição de outro colaborador em um determinado período. Suas principais características são:

4 – Contrato intermitente

Contrato com relação ao trabalho de forma esporádica, devendo o empregador convocar previamente o trabalhador quando houver a necessidade. Suas principais características são:

5 – Contrato de trabalho autônomo

Contrato onde não há vínculo trabalhista entre o contratado e a empresa. É válido ressalvar que para esse tipo de contrato as definições das atividades e prazos são de responsabilidade do contratado. Segue suas principais características:

6 – Contrato de estágio

Regido por uma lei própria, o contrato de estagiário não possui vínculo trabalhista. É o contrato para prática de habilidades e competência de alunos, celebrado entre a empresa, o estagiário e o instituições de ensino superior, médio ou formação profissional. Seguem suas principais características:

Espero que esse artigo tenha ajudado a identificar os principais contratos vigentes e lembre-se:

“Nosso compromisso é com o seu Sucesso!”

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile