A admissão de funcionários é uma das rotinas mais importante dentro de uma empresa e exige da mesma uma atenção especial por possuir muitos detalhes. E se conduzida da maneira errada, pode impactar até mesmo na Cultura e Engajamento dos outros colaboradores.
Para te ajudar nesse processo, preparamos algumas Dicas que devem ser obedecidas para evitar qualquer desconforto. Boa Leitura!!
Recrutamento e seleção
Quando pensamos em contratação, o primeiro procedimento importante é o processo de Recrutamento e Seleção, que engloba desde a divulgação da vaga até o momento do primeiro contato com o candidato.
Nesse período devem ser selecionados os candidatos que possuem os perfis mais adequados para a vaga. Iniciando o processo com clareza, é possível ganhar a confiança do futuro colaborador e também entender se ele é aderente à cultura da empresa. Além disso, neste etapa deverá ser definido de forma clara todos os valores que serão oferecido em salário, benefícios, extras, etc, sanando quaisquer dúvidas dos candidatos.
Ao selecionar o candidato que possui o perfil, competências e conhecimentos necessários para a vaga deve-se iniciar o processo de formalização de admissão.
Análise de documentação do colaborador
Nesta etapa a empresa deverá solicitar todos os documentos necessários para a formalização da contratação e agendamento do exame admissional do colaborador.
Lembramos que é importante sempre ter todos os documentos antes do funcionário iniciar suas atividades de fato, enviando antecipadamente para a contabilidade ou departamento interno responsável assim que tiver todos em mãos.
Assinatura dos documentos
Após assinatura do funcionário e da empresa, bem como entrega de todos os documentos para ambas as partes, o funcionário poderá iniciar suas atividades.
Integração do colaborador
Após a formalização do funcionário perante a organização, é iniciada a integração do funcionário, na qual ele é apresentado à todos da empresa e conhece seu ambiente de trabalho com a finalidade de familiarizar o funcionário com a empresa e demais colegas.
É também nessa etapa também que serão expostos mais detalhes sobre a história da empresa, cultura, instalações, código de conduta, missão, visão e valores da organização. É importante que o colaborador se sinta acolhido e confiante com sua nova etapa, para visualizar de forma clara o que a empresa espera dele.
Treinamento do colaborador
Para que a empresa sempre alcance bons resultados, as funções e atividades de cada funcionário da equipe devem ser expostas de forma clara e objetiva. Portanto, o empregado deve estar preparado para a execução de suas tarefas.
Durante o treinamento será feita a exposição dessas tarefas e funções para o colaborador, que além da formação teórica terá também acesso à demonstração prática para execução de suas atividades.
Agora seu funcionário está pronto para iniciar suas atividades e rotinas dentro da organização. É importante que todos os membros da equipe sejam informados periodicamente sobre o que a empresa espera deles, assim como suas metas e controle de seu rendimento.
O sucesso de seu negócio deverá estar alinhado com o sucesso de sua equipe, por isso a empresa deve estar sempre preparada. Além da burocracia do papel de admissão, o gestor deve manter sempre atualizado e de forma coerente seu planejamento estratégico em gestão de pessoas, podendo assim reter seus talentos e diminuir sua rotatividade, conhecida como turnover.
Espero que esse tópico tenha te ajudado. E lembre-se sempre que precisar estaremos aqui para te ajudar.
Nosso compromisso é com o seu sucesso!