Ícone do site CBP Contabilidade Brasil Partners

Tipos jurídicos de empresas

A escolha correta do tipo jurídico possibilita que a empresa faça alíquotas de impostos diferenciadas, minimizando a carga tributária do negócio. Saiba como funciona.

Uma das decisões mais importantes para quem decide abrir uma empresa é a escolha de um dos tipos de natureza jurídica. 

Isso porque, essa classificação dirá como a empresa funcionará, qual será a composição societária e também a forma de recolher impostos.

Você sabe quais são os tipos jurídicos de empresa e qual o ideal para o seu empreendimento? Essa é uma dúvida bastante comum entre os empresários que querem abrir uma empresa.

Se você também tem dúvidas sobre esse tema, e não sabe a diferença entre os tipos de natureza jurídica,  vem com a gente que hoje vamos falar sobre os tipos jurídicos de empresa para te ajudar nessa jornada. Boa leitura!

O que é tipo jurídico da empresa?

Resumidamente, o tipo jurídico da empresa é o que vai definir a quais impostos a sua empresa estará submetida, qual o volume de capital social requerido e quais benefícios o negócio terá direito.

Essa escolha influencia diretamente nas receitas, despesas e patrimônio do negócio, por isso é preciso entender os tipos de natureza jurídica existentes para que você tome a decisão correta.

Vamos entender um pouco mais sobre esse tema no próximo tópico, onde falaremos sobre os principais tipos jurídicos.

Principais tipos jurídicos:

  1. MEI – Microempresário Individual

Empreendedor que trabalha por conta própria, tem registro de pequeno empresário e exerce umas das mais de 460 modalidades de serviços, comércio ou indústria.

  1. EMPRESÁRIO INDIVIDUAL 

Pessoa física que abre um CNPJ apenas no seu nome, ou seja, não tem sócios.

  1. SOCIEDADE EMPRESÁRIA LIMITADA 

Uma sociedade entre dois ou mais sócios e o capital é dividido em quotas.

  1. SOCIEDADE SIMPLES 

Também é uma sociedade de dois ou mais sócios, mas, com atividades intelectual, ou seja, médicos, dentistas, advogados, arquitetos e outros, também o capital é dividido em quotas.

  1. SOCIEDADE ANÔNIMA

Sociedade que como o nome diz, anônima, ou seja, não tem como saber quais são os sócios da empresa, pois, o capital social é dividido em ações e não quotas conforme as outras sociedades.

  1. SOCIEDADE LIMITADA UNIPESSOAL

É uma sociedade parecida com a Empresa Limitada, mas que pode ter somente um ou mais sócios.

Se você quer ser um empresário, mas tem dúvidas de quais tipos jurídicos deve escolher, é importante considerar o suporte de um profissional de um contador. 

O especialista te auxiliará a definir o tipo de natureza jurídica mais adequada para o seu negócio, sem perder tempo e evitando prejuízos para o negócio.

Leia também: Como se tornar um empresário: CNPJ o que é?

Conte com a CBP

No artigo de hoje demos uma pequena amostra sobre os TIPOS JURÍDICOS de empresas, mas se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, entre em contato com a gente!

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile