Ícone do site CBP Contabilidade Brasil Partners

Pronampe tem novas regras e passa a incluir MEIs

Programa foi criado durante a pandemia e disponibiliza empréstimos para micro e pequenas empresas. Com as novas regras, MEIs e empresas de médio porte também terão acesso ao crédito.

As micro e pequenas empresas já podem obter a linha de crédito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

O programa foi criado em maio de 2020 para ajudar empresários durante a crise econômica provocada pela pandemia de coronavírus, mas se tornou permanente em junho de 2021. 

O que é o Pronampe?

É uma linha de capital de giro vinculada ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), estabelecido pela Lei nº 13.999, de 19 de maio de 2020 e tornado permanente pela Lei Nº 14.161, de 2 de junho de 2021.

Quais as mudanças com as novas regras?

Condições de pagamento

O valor poderá ser dividido em até 48 parcelas. A taxa de juros anual máxima será igual à taxa Selic (atualmente em 12,75% ao ano), acrescida de 6%. Em 2020, esse acréscimo era de até 1,25%.

O prazo para começar a pagar o empréstimo aumentou para 11 meses. Nas rodadas de 2020, o programa tinha prazo de carência de oito meses.

Para que tipo de operação o crédito pode ser usado?

O dinheiro pode ser usado para investimentos, como adquirir equipamentos ou realizar reformas, e para despesas operacionais, como salário dos funcionários, pagamento de contas e compra de mercadorias.

É proibido o uso dos recursos para distribuição de lucros e dividendos entre os sócios do negócio.

Como solicitar o Pronampe?

As empresas interessadas em solicitar o crédito devem permitir o compartilhamento de dados com as instituições financeiras por meio do Sistema Compartilha, da Receita Federal.

O processo é feito de forma digital, no portal e-CAC. Basta clicar em “Autorizar o compartilhamento de dados”.

Assim que realizado o compartilhamento das informações, o empresário estará apto a negociar o empréstimo junto ao banco.

Se no momento do compartilhamento de dados, o banco não estiver listado na relação de possíveis destinatários, o empresário deve entrar em contato com a agência bancária e verificar a previsão de adesão ao sistema.

IMPORTANTE: Somente consegue fazer a solicitação quem é o responsável pela empresa na receita federal e tenha o E-CPF ou a senha GOV PRATA OU OURO.

Veja abaixo o passo a passo:

Sistema Compartilha

Para compartilhar os dados e aderir ao Pronampe, acesse o Portal do e-CAC e preencha os seus dados de acesso.

No menu, clique em “outros” e depois em “autorizar o compartilhamento de dados”.

Depois, clique em “Nova autorização de compartilhamento de dados”, como mostra a imagem abaixo.

Na aba “Primeiro passo”, clique na seta, na opção “Informações sobre o faturamento da empresa”.

Depois, digite o CNPJ da sua empresa e o ano calendário da declaração que deseja compartilhar.

Na aba “segundo passo”, você pode optar se deseja compartilhar seus dados uma única vez ou por um período determinado:

Na aba “terceiro passo”, é preciso colocar o CNPJ da instituição financeira que você deseja compartilhar os seus dados:

Caso no momento do compartilhamento de dados o banco não esteja listado na relação de possíveis destinatários, o empresário deve entrar em contato com a agência bancária e verificar a previsão de adesão ao sistema.

Assim que realizado o compartilhamento das informações, o empresário estará apto a negociar o empréstimo junto ao banco.

Dúvidas

Se você ainda tem dúvidas sobre essa linha de crédito, basta acessar o site do Banco do Brasil. Lá você encontra todas as informações necessárias sobre o assunto. 

Dúvidas PRONAMPE 2022, acesse aqui.

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile