Precificação na indústria: entenda a importância desse item para o sucesso da sua empresa

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:

A precificação na indústria deve levar em conta alguns fatores para garantir uma boa margem de lucro. Entenda quais são.

A precificação da indústria é um item que merece atenção especial, porque é nesse processo que se determinam o valor do produto fabricado, e também, a lucratividade da empresa.

Por isso, o cálculo do preço de venda deve levar em conta uma série de fatores, internos e externos, considerando todos os gastos necessários para produção, e também, o comportamento do mercado.

Mas é preciso estar atento, definir um valor muito abaixo ou acima da média pode trazer sérios prejuízos para o negócio. O ideal é encontrar o equilíbrio para que tudo corra conforme o planejado.

Se você tem dúvidas em relação a precificação do produto da sua empresa, vem com a gente! No artigo de hoje vamos te mostrar quais fatores devem ser levados em conta na hora de formular o preço do seu produto. Boa leitura!

O que considerar na hora de fazer a precificação na indústria?

Conforme já adiantamos, a precificação na indústria deve levar em conta inúmeros fatores, além dos custos de fabricação, é preciso também levar em conta o contexto do mercado.

Além da margem de lucro já definida, para compor o preço de venda é necessário levar em conta: custos necessários para fabricação, custos fixos e custos variáveis.

Vamos falar com mais detalhes sobre cada um deles no próximo tópico.

Custos fixos

São os gastos que não variam de acordo com o volume de produção: salários, aluguel, refeições, luz, água, telefone, etc.

Para contabilizá-los nos preços dos produtos, é preciso calcular o custo fixo unitário (CFU), que consiste em quanto cada item vai contribuir para cobrir o valor total. 

Esse valor é obtido a partir do custo fixo total dividido pela quantidade de produtos produzidos mensalmente.

Custos variáveis de produção (CVP)

São gastos que oscilam de acordo com o volume de produtos fabricados.

Custos variáveis de venda (CVV)

São os impostos, taxas, comissões e contribuições que incidem sobre a venda. Eles são calculados a partir da soma de todos os percentuais de comissões, impostos e taxas, como ICMS, PIS, Cofins, contribuição social e Imposto de Renda.

Margem de lucro

É o dinheiro que deve sobrar após o pagamento de todos os custos e despesas. Quer dizer, trata-se de quanto a empresa deseja obter de lucro. Para isso, devem ser levados em consideração o valor e a demanda do produto no mercado, por exemplo. Lembrando também que o lucro é definido em porcentagem.

Leia também: Margem de lucro: porque devemos ficar atentos à este índice

De olho na concorrência

Como vimos, conhecer todos os elementos, as ferramentas e as estruturas do preço de venda é muito importante para a precificação na indústria. Mas, é preciso entender também que o mercado é quem estabelece o valor que está disposto a pagar pela aquisição dos bens. 

Isso significa que, além de considerar todos os aspectos de cálculo, é preciso também estar atento aos preços praticados pelos concorrentes, eles te ajudam a verificar se o preço praticado para o seu produto é realmente justo.

De olho na tributação

Sabemos que os impostos, taxas e tributações fazem parte do pacote de custos do produto, mas é importante verificar se o regime tributário adotado para cálculo das alíquotas dos impostos e contribuições é o mais vantajoso para a sua indústria. O cálculo correto pode ajudar a aumentar diretamente a sua margem de lucro. 

Se você tem dificuldades em lidar com números e cálculos o ideal seria procurar uma empresa parceira para te ajudar na Gestão Financeira e Contábil da sua empresa. Assim, além de você ter um acompanhamento de especialistas no assunto, terá mais tempo para se dedicar à sua empresa. 

Esse acompanhamento (ou a falta dele) pode influenciar diretamente no faturamento real do seu negócio e consequentemente no sucesso também. Além disso, com a ajuda de um especialista, será possível saber qual a margem de lucro ideal para o seu modelo de negócio. 

Leia também: Saiba quais são os tipos de carga tributária para as indústrias [Guia]

Quer ficar tranquilo quanto a gestão financeira da sua empresa? Conte com a CBP!

Se você precisa de um parceiro experiente para te ajudar nessa jornada, a CBP Contabilidade vai acabar com essa busca. Com décadas de atuação na área, temos condições de resolver qualquer problema para a sua empresa.

Com esse suporte profissional, você poderá evoluir os negócios, ganhar mais destaque e faturar cada vez mais. Sem correr o risco de perder todo o capital investido, tendo prejuízos com a sua empresa.

Então, entre em contato e traga seu desafio empresarial para nós.

Fonte de apoio: Sebrae

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Oferecemos consultoria especializada para empresas de todos os tamanhos.

Dis tellus suscipit a mus si leo ridiculus. Viverra sem tincidunt elementum blandit maecenas vivamus rhoncus enim. Nibh aliquet ante lobortis ridiculus quisque sagittis luctus pulvinar magna.
cbp-img-cta-final-003

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

IR 2023: Isenções

Você conhece as possibilidades de isenção do pagamento do IR? Entenda tudo no guia que preparamos com perguntas e respostas.

Recomendado só para você
A Receita Federal esclarece que os valores recebidos de pensão…
Cresta Posts Box by CP