Entenda a importância do planejamento empresarial e saiba como aproveitar o segundo semestre para organizar e rever as metas da sua empresa
O segundo semestre do ano vem aí, e você, já preparou a sua empresa para ele? Saiba que o segredo do sucesso de qualquer empreendimento está no planejamento.
Aproveite para revisar o seu plano anual, olhar com cuidado para as metas estabelecidas no início do ano e os resultados alcançados até agora, e se necessário, mudar a estratégia. Ainda dá tempo de alterar o cenário até o final do ano, seja ele qual for.
A sua empresa não tem um planejamento anual? Sabemos que é comum encontrar pequenas empresas sem metas para o faturamento e crescimento, e sem indicadores que possibilitem acompanhar os resultados.
É preciso estar atento e reverter essa situação. De acordo com o SEBRAE, 80% das micro e pequenas empresas fecham as portas nos cincos primeiros anos, isso acontece porque sem um planejamento, mínimo que seja, a sua empresa não consegue crescer de forma estruturada.
Se você faz parte desse segundo time, que leva o negócio sem qualquer planejamento, que tal usar o segundo semestre para se estruturar e se preparar para o ano que vem?
Para te ajudar nessa jornada, separamos algumas dicas que podem te ajudar no seu planejamento empresarial. Boa leitura!
Planejamento empresarial: o segredo do sucesso
Todo o empreendedor almeja o sucesso do seu negócio, mas negligenciar algumas regras importantes como o planejamento empresarial, pode dificultar essa jornada.
Se você tem dificuldades em fazer esse planejamento, tente dividir em períodos mais curtos. Ao invés de fazer o planejamento anual, opte por fazer por semestre ou trimestre. Além de facilitar rever e alterar as estratégias, permite se adequar ao cenário do mercado com mais facilidade, já que ele anda bem instável, principalmente nesse período pós pandemia.
Vem com a gente que separamos 5 dicas que podem te ajudar a elaborar o seu planejamento empresarial:
1 – Cuidado com as finanças
Faça um levantamento da situação financeira da sua empresa, só assim você poderá expandir seus negócios mais rapidamente. Mas inclua tudo: desde despesas, impostos e capital de giro.
Conhecer de perto os seus números ajuda muito na tomada de decisão, seja para um novo investimento, ou para eventuais cortes de despesa.
Definir um orçamento básico, mas essencial, para os próximos seis meses também pode ajudar a projetar a receita, gerenciar despesas e encerrar o ano sem surpresas desagradáveis.
2 – Defina ou reveja suas metas
As metas são o segredo para que sua empresa consiga alcançar o sucesso. Por isso, aproveite o momento e estabeleça as metas de curto, médio e longo prazo para o seu negócio. Por exemplo:
- Curto prazo: ações que devem ser executadas no prazo de 3 até 6 meses;
- Médio prazo: atividades com duração de 1 até 3 anos;
- Longo prazo: metas que precisam ser cumpridas em cerca de 5 anos.
O ideal é que as metas sejam audaciosas e capazes de motivar toda sua equipe a alcançá-las.
3 – Invista na atualização da equipe
Treinamento e capacitação também deve fazer parte do seu planejamento empresarial. Nele, inclua a presença em palestras, webinars e em capacitações que podem trazer melhorias e contribuir para os resultados da sua empresa. Isso vale tanto para a equipe quanto para você, empreendedor.
Planejar com antecedência essa programação, permite organização financeira e também, que a equipe se organize para os dias em que estarão fora do escritório.
Investir em treinamentos também pode ajudar a colocar a sua empresa em ordem, tanto pela atualização de conteúdos, quanto pela motivação da equipe.
4 – Revise seus contratos com fornecedores
É hora de rever todos os fornecedores e seus contratos, analisando a eficácia dos serviços prestados, adequando os serviços prestados ao máximo às necessidades do negócio e, quem sabe, negociando novos preços.
As empresas devem estar sempre monitorando e gerenciando gastos. Neste contexto, a revisão das operações da empresa deve ir ao encontro tanto de melhorias como de novas maneiras de economizar dinheiro.
5 – Crie um calendário de marketing
Outra dica para elaborar o planejamento empresarial para o último semestre do ano é criar um calendário de marketing. Com ele, você conseguirá planejar as ações promocionais da sua empresa com eficiência e assim, vender mais.
Aproveite as datas comemorativas, mas também planeje outras campanhas fora delas, garantindo assim, boas vendas o semestre inteiro.
Dica bônus
Se você tem dificuldade em realizar o seu planejamento empresarial, conte com ajuda especializada. Investir nesse item pode trazer bons resultados para o seu negócio.
Como sabemos, tempo é dinheiro! Quanto antes você começar a analisar e criar metas para sua empresa, maiores são as chances do seu negócio ter sucesso no próximo ano. Que tal aproveitar agora?
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Leia também: 7 dicas de controle financeiro empresarial para aplicar e potencializar os resultados
Gostou das dicas de planejamento empresarial?
Agora que você já sabe como se preparar para o segundo semestre, é hora de tirar a teoria do papel e colocá-la na prática. Para isso, envolva-se profundamente no processo de planejar, controlar e otimizar as finanças.
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Até a próxima!