O que muda nas empresas com a LGPD

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A nova Lei traz significativas mudanças nos ambientes empresariais, que agora precisam investir ainda mais em segurança de dados.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) é uma norma federal aprovada em 2018 que estabelece regras para o uso, coleta, armazenamento e compartilhamento de dados dos usuários por empresas públicas e privadas. 

A Lei tem como principal objetivo garantir mais segurança, privacidade e transparência no uso de informações pessoais. 

O aumento dos casos de vazamento de dados nos últimos anos fez com que governos, empresas e sociedade se preocupassem em criar mecanismos para evitar a invasão de privacidade, e também evitar prejuízos financeiros causados por ataques cibernéticos.

O que muda para as empresas?

Todas as empresas, sejam PMEs ou de grande porte, terão que atender às exigências da LGPD. 

Uma das mudanças mais importantes é que a nova lei prevê o consentimento expresso dos clientes ou colaboradores para o uso de informações que contenham dados pessoais e dentro de uma empresa essas mudanças atingem muitas áreas além da TI e Jurídico, como é o caso do RH, por exemplo.

Mudanças no RH da empresa

Já pensaram no volume de informações que o RH tem de cada colaborador? 

O setor de Recursos Humanos, seja interno ou terceirizado, trabalha com dados pessoais, dados bancários, histórico de carreira do profissional na empresa, entre outros pontos que podem ser utilizados para fraudes ou outras atividades que possam prejudicar a segurança dos seus funcionários.

Por isso se faz tão necessário dar a devida importância às adequações que a Lei sugere para esse setor, que deve passar a fazer melhor uso e preservação dos dados de colaboradores e candidatos.

AQUI NA CBP 

A CBP presta assessoria completa de Departamento Pessoal, que vai desde serviços de folha de pagamento até execução de aposentadoria. São serviços que, para serem executados, nos colocam em contato com muita informação sigilosa de colaboradores dos clientes. 

Por esse motivo, estamos trabalhando há pouco mais de um ano nas adequações solicitadas pela nova legislação em parceria com a advogada Fernanda Campregher, uma consultora jurídica especializada no assunto. Tudo isso para oferecer a máxima segurança aos nossos clientes.

Vem com a gente que vamos te explicar todos os detalhes deste processo. 

Adequações internas

A CBP está passando por um processo completo de implantação da LGPD. O primeiro passo foi oferecer um workshop para os funcionários, informando a relevância do assunto e ressaltando a importância de uma cultura voltada à privacidade. 

Posteriormente passamos para a fase de mapeamento de fluxos dos dados pessoais de pessoas naturais, que serão tratados para posterior elaboração de todos os documentos pertinentes. 

Segurança em primeiro lugar

A preocupação da CBP vai além da adequação à Lei: é também responsabilidade empresarial. Para a CBP o cuidado principal é levar segurança aos seus clientes e parceiros. 

Com isso, o intuito não é de somente evitar eventual sanção administrativa ou judicial, mas sim assegurar ao titular dos dados o tratamento da forma legal durante todo o processo, sem gerar qualquer risco. 

A CBP tem um diferencial, pois executa os serviços prestados de forma totalmente automatizada, e essa ação extingue alguns riscos por não haver necessidade de transitar com documentos físicos contendo informações pessoais de colaboradores ou de empresas.Grande vantagem!

Prazo para adequações

As sanções administrativas para quem infringir a LGPD começaram no mês de agosto. A lei entrou em vigor em agosto de 2020 e as empresas tiveram um ano para se adequar.

Para ficar em dia com a LGPD será necessário promover alterações na gestão dos arquivos, contratação de especialistas e investimento em segurança da informação. 

CBP: ASSESSORIA COMPLETA PARA SUA EMPRESA

Terceirize os departamentos de sua empresa com a segurança de um parceiro que está de olho na LGPD! Deixe a burocracia com a gente e fique livre para gerir sua empresa de forma objetiva para aumentar os lucros. 

Na área de Departamento Pessoal, oferecemos os seguintes serviços:

  • Registro de Empregados;
  • Controle de Férias a vencer;
  • Rescisão de Contrato de Trabalhos;
  • Acompanhamento de Dissídios Coletivos de cada Categoria;
  • Emissão de Folha de Pagamento, Holerites, Pró-Labore, GPS/INSS, FGTS, GFIP, CAGED, IRRS s/ Empregados;
  • Elaboração e envio de RAIS, DIRF;
  • E-Social;
  • Processo e execução de aposentadoria.

Entre em contato pelo e-mail contato@cbpcontabilidade.com.br ou pelo telefone (11) 4025-1887.

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Oferecemos consultoria especializada para empresas de todos os tamanhos.

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