Entre tantas alternativas, é essencial que o empreendedor saiba o que é ramo de atividade e como escolher corretamente para sua empresa.
O processo de abertura da empresa é algo simples, mas que não pode ser negligenciado pelo empreendedor. Saber o que é ramo de atividade e decidir pela melhor opção é a primeira das várias tarefas que ele precisa fazer ao tirar sua organização do papel.
Portanto, essa decisão envolve a área de atuação do negócio e os serviços oferecidos — ou produtos comercializados. É a partir desse ponto que o empreendedor tem mais clareza para saber como escolher seu ramo de atividade empresarial.
Mas se você não sabe o que é ramo de atividade empresarial e, da mesma maneira, tem dificuldade para escolher, continue lendo para entender melhor sobre o tema. Boa leitura!
Índice
ToggleAfinal, o que é ramo de atividade empresarial?
O ramo de atividade empresarial é o segmento no qual sua empresa atua, seja vendendo produtos ou serviços. Dependendo da escolha, existirão algumas características e obrigações específicas, visto que cada negócio tem sua peculiaridade para operar.
Na prática, o ramo é uma vertente da atividade empresarial. Nesse sentido, as atividades podem ser divididas entre indústria, comércio ou empresa de prestação de serviços. Então, uma vez estabelecida a atividade, é hora de escolher seu ramo de atuação.
Outro ponto importante para enfatizar é que existem centenas de opções. Então, saber o que é ramo de atividade é apenas o primeiro passo para fazer uma escolha melhor. Caso você queira ver a lista completa de atividades, basta acessar o site do IBGE.
Como escolher o ramo de atividade de uma empresa corretamente?
Existem alguns pontos a serem considerados na hora de escolher o ramo de atividade de uma empresa. Primeiramente, alguns itens só estarão disponíveis em atividades específicas. Por exemplo, taxistas, açougueiros, sapateiros e escolas de idiomas só poderão entrar na categoria de serviços.
Já uma fábrica de peças para carro, tecelagem e fabricantes de remédios, por exemplo, entrariam na categoria industrial, pois transformam a matéria-prima em produtos que serão comercializados por outras empresas.
Nesse mesmo pensamento, farmácias, supermercados e lojas de roupas seriam enquadrados na atividade comercial, pois apenas vendem os produtos já produzidos aos consumidores.
Com base nesse conceito, os ramos de atividade são listados a partir da atividade principal da empresa. Ou seja, uma farmácia nunca poderia ser enquadrada no setor de serviços, pois isso resultaria em uma inconsistência no cadastro empresarial.
Então, com todo esse contexto estabelecido, é hora de aprender as variáveis que podem ajudar na hora de escolher o ramo de atividade empresarial. Conheça 3 pontos para considerar:
1. Conhecimento do trabalho oferecido
O primeiro passo é entender as suas habilidades profissionais para ampliar o mapa de possibilidades. Se você trabalha com marketing, por exemplo, suas opções de ramos de atividade podem incluir consultorias, marketing direto, marketing promocional ou político, por exemplo.
Desde que reflitam as suas habilidades, elas podem ser incluídas dentro da sua estrutura empresarial.
2. Investimento
Tão importante quanto saber o que é ramo de atividade empresarial, é descobrir, de fato, quanto você terá que investir nele. Isso porque, dependendo da modalidade de operação, como é o caso de MEI ou Simples Nacional , por exemplo, seu ramo de atividade impactará na taxa de impostos cobrados.
Nesse caso, verifique com a contabilidade da sua empresa qual é a melhor opção para não pagar tantos impostos com base no ramo de atividade.
3. Conhecimento do público-alvo
Outro exemplo importante para considerar é o público-alvo da sua empresa. Se um ramo de atividade previamente escolhido não tem demanda do público, possivelmente, não valerá a pena incluí-lo como serviço oferecido.
Assim você evitará colocar a sua empresa em uma faixa de impostos com maior porcentagem e que, dessa forma, irá economizar um dinheiro valioso dos cofres da companhia.
Exemplos de ramo de atividade
Abaixo, temos alguns exemplos de ramos de atividade, de diversos segmentos, para você entender como essa mecânica funciona. São ramos de atividades totalmente passivos de uso, mas estão longe de ser os únicos:
- Perfurações e sondagens;
- Obras de irrigação;
- Fabricação de velas, inclusive decorativas;
- Representantes comerciais e agentes do comércio de motocicletas e motonetas, peças e acessórios;
- Comércio atacadista de soja;
- Transporte escolar;
- Transporte por navegação de travessia, municipal;
- Restaurantes e similares;
- Produção de filmes para publicidade;
- Etc.
Reforçando: como são centenas de possibilidades, consulte seu contador de confiança para uma escolha mais assertiva.
Cuidado para não errar na escolha do ramo de atividade!
Mesmo com a leitura desse conteúdo, é normal que algumas dúvidas persistam nas questões burocráticas que surgem na hora de abrir ou crescer uma empresa. Então, por mais que você saiba o que é ramo de atividade empresarial, é sempre bom contar com a ajuda de profissionais.
E a CBP Contabilidade tem a expertise necessária para te guiar nesse momento tão importante. Desse modo, você poderá considerar todas as variáveis para fazer a melhor escolha para seu negócio.
Assim, como empreendedor, você pode focar em outras questões igualmente importantes na hora de fazer a gestão da sua empresa. Portanto, não esquente a cabeça com decisões difíceis, deixe que um parceiro de confiança faça esse trabalho.
Aproveite o serviço CBP Societário para abrir sua empresa de forma organizada e sólida. A partir disso, você poderá trabalhar tranquilo para se diferenciar da concorrência e evoluir sua companhia com sucesso. Entre em contato conosco agora mesmo!