Nome empresarial e nome fantasia: você sabe a diferença?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:

Se tornar um empresário exige o cumprimento de algumas etapas antes da abertura da empresa, entre elas está a escolha do nome empresarial e do nome fantasia da sua empresa. Entenda a diferença entre os dois.

Quando decidimos abrir uma empresa, há várias questões que devem ser decididas na hora da abertura, entre elas o nome fantasia e também o nome empresarial. Mas você sabe qual a diferença entre eles?

A principal diferença é que, um deles vai complementar a parte burocrática da sua empresa, o outro, serve como vitrine e poderá compor a fachada, acompanhado de uma logomarca ou não.

Acha esse assunto confuso? Vem com a gente que no artigo de hoje vamos falar tudo sobre a diferença entre nome empresarial e nome fantasia e a importância de cada um deles. Boa leitura!

O que é nome empresarial?

O nome empresarial ou razão social, refere-se ao nome de registro da empresa, que estará presente em questões jurídicas (contrato social, notas fiscais, etc). O nome empresarial também pode ser chamado de Firma ou Denominação Social.

O seu processo de oficialização deve ocorrer na Junta Comercial, na constituição do contrato social, ou no Cartório. 

Esse nome é exclusivo da empresa que registrou primeiro, ou seja, não pode ter outra empresa com o mesmo nome na Junta Comercial do Estado onde a empresa foi aberta.

Agora vamos entender um pouco mais sobre o nome fantasia.

O que é nome fantasia?

O nome fantasia que também poderá ser chamado de nome comercial, nome de marca ou nome de fachada.

É aquele nome que você escolherá para divulgar a sua empresa e que poderá ser registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), e que poderá ser igual ou não ao que consta no nome empresarial.

E esse nome está ligado à parte comercial do negócio, ou seja, vai compor a fachada, o logotipo, e toda a identidade visual da sua empresa, e deve ser definido no momento do registro formal do negócio.

Um exemplo prático para ilustrar os dois casos, da empresa Netshoes:

Nome fantasia: NETSHOES 

Nome empresarial: Ns2.com Internet Ltda

Vale lembrar que o simples fato de ter aberto uma empresa e ter um nome fantasia, não garante que você seja dono da marca mas, esse é o assunto do próximo vídeo, quando falaremos exclusivamente sobre MARCA.

Conte com a CBP para registar a sua empresa

No artigo de hoje demos uma pequena amostra sobre a diferença entre nome empresarial e nome fantasia.

Se você  está pensando em se tornar um empresário, mas se sente perdido em meio a tanta burocracia, conte com a CBP!

Nós podemos te auxiliar em todos os passos da realização do seu sonho. Entre em contato com a gente e marque uma visita!

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Oferecemos consultoria especializada para empresas de todos os tamanhos.

Dis tellus suscipit a mus si leo ridiculus. Viverra sem tincidunt elementum blandit maecenas vivamus rhoncus enim. Nibh aliquet ante lobortis ridiculus quisque sagittis luctus pulvinar magna.
cbp-img-cta-final-003

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

IR 2023: Isenções

Você conhece as possibilidades de isenção do pagamento do IR? Entenda tudo no guia que preparamos com perguntas e respostas.

Recomendado só para você
Separamos as notícias mais lidas do nosso BLOG, e os…
Cresta Posts Box by CP