Margem de lucro: porque devemos ficar atentos à este índice

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Entenda porque a margem de lucro é tão importante para monitorar a saúde financeira da sua empresa e saiba como calcular para evitar prejuízos ao negócio.

Administrar um negócio requer muita dedicação e principalmente planejamento. Além de lidar com todos os itens relacionados a venda do produto ou serviço oferecido, o empreendedor precisa estar atento também à saúde financeira da empresa. 

Segundo o Sebrae, a má gestão financeira relacionada à falta de rentabilidade de uma empresa é o principal motivo de grande parte dos negócios irem à falência.

E na verdade, o que todo empreendedor almeja é alcançar o sucesso do negócio, ou seja, ter lucro como resultado, e não prejuízo. Mas, como saber se o seu negócio é realmente lucrativo, para não ser surpreendido com resultados negativos? 

Um indicador que ajuda a medir o sucesso do negócio é a margem de lucro. Essa medida de lucratividade considera seu lucro bruto, operacional ou líquido como uma porcentagem das receitas. Por isso, margem de lucro é fundamental para saber se a sua empresa está financeiramente saudável. 

Quer saber mais? Vem com a gente para saber tudo sobre margem de lucro, quais são os conceitos e ainda, sua importância para o negócio. 

O que é margem de lucro?

Margem de lucro é a porcentagem que mostra quanto sobrou para empresa depois de aplicar todos os custos que ela teve com: produção, mão de obra, venda, entrega, execução entre outros aspectos necessários para se obter um produto ou serviço. E aqui, incluímos também o valor dos impostos aplicados nessa operação.

Em outras palavras, a margem de lucro é uma proporção do lucro da empresa, dividido pela sua receita. A partir daí a conta é simples, quanto maior a porcentagem, maior o valor da margem de lucro. Uma porcentagem baixa, significa que a empresa tem uma carga alta de custos.

Para servir como base de cálculo, a margem de lucro é sustentada por três pilares essenciais para a sua composição. Vamos entender cada um deles:

Custo

Aqui são calculados os custos relacionados à fabricação dos produtos ou criação dos serviços para os clientes, inclusive os impostos.

Precificação

Na precificação é preciso levar em conta uma série de fatores para se chegar ao preço final: valor da mão de obra, seja para fabricação de produtos, ou execução dos serviços oferecidos, o valor praticado pela concorrência entre outros fatores. Nada deve ficar de fora.

Lucro

Aqui estamos falando do retorno financeiro que veio a partir da venda de produtos ou serviços, ou seja, todo o rendimento positivo obtido pela empresa.

Juntos esses pilares completam as principais funções da margem de lucro, que são  contribuir para a precificação e calcular a lucratividade das transações em relação ao investimento feito.

Leia também: Quais as diferenças entre lucratividade e rentabilidade?

Qual a diferença entre lucro e margem de lucro?

Muita gente confunde esses dois termos, que apesar de muitos similares, não significam exatamente a mesma coisa.

O lucro é o resultado da receita das vendas subtraindo as deduções como impostos, despesas e custos, além dos tributos.

A Margem de Lucro é o valor que a empresa ganha depois de subtrair despesas da receita bruta.

Ou seja, o lucro é o ganho total que a empresa tem em cada venda, já a margem de lucro é a relação entre o lucro e a receita da empresa, e pode ser dividida em duas categorias:

Margem de lucro bruta

A margem de lucro bruta mede a rentabilidade do negócio e aponta o percentual de retorno do investimento realizado em produtos, e assim mostra a porcentagem que você ganha em cada venda. 

Margem de lucro líquida

A margem de lucro líquida mostra o quanto seu comércio lucra de fato sobre cada real que entra no caixa, e através dela é possível dizer se a sua empresa é autossuficiente. 

Como calcular a margem de lucro

Agora que você já sabe o que é margem de lucro, vamos entender como calcular.

Imagine que sua empresa tenha gerado uma receita total de R$20 mil no final do mês. Ao avaliar todos os custos, você chega à conclusão de que gastou R$7 mil para todas as suas operações, resultando assim, um lucro de R$13 mil, certo?

Para calcular a margem de lucro desse caso, precisaremos realizar a seguinte operação: dividir o resultado (lucro ou prejuízo) pela receita total e multiplicar tudo por 100. 

Assim: 

 Receita total – R$ 20.000 Custos totais – R$ 7.000 Lucro – R$ 13.000 Margem de lucro – (13.000/20.000) x 100 = 65%     

Aqui, temos um resultado positivo de 65%. 

Esse valor é o número que o empreendedor tem como base de sua lucratividade, servido para investimentos, empréstimos, entre outros fatores.  

Fonte: Sebrae

Importância do cálculo correto

Como dissemos, a margem de lucro é muito útil para avaliar a rentabilidade da empresa, assim como qualquer outra métrica financeira. Ou seja, a margem de lucro é a capacidade de gerar caixa da empresa, sendo um dos fatores que determina a quantidade de investimentos operacionais possíveis, ou ainda, a possibilidade de expansão do negócio.

Se você tem preocupação com a gestão financeira da sua empresa, não deve jamais negligenciar a importância de monitorar sua margem de lucro. Afinal, com ela você vai poder concluir se a precificação do seu produto ou serviço está adequada ou não, se os custos estão muito altos, e até mesmo investir em uma nova estratégia.

Se você tem dificuldades em lidar com números e cálculos o ideal seria procurar uma empresa parceira para te ajudar na Gestão Financeira e Contábil da sua empresa. Assim, além de você ter um acompanhamento de especialistas no assunto, terá mais tempo para se dedicar à sua empresa. 

Esse acompanhamento (ou a falta dele) pode influenciar diretamente no faturamento real do seu negócio e consequentemente no sucesso também. Além disso, com a ajuda de um especialista, será possível saber qual a margem de lucro ideal para o seu modelo de negócio. 

Quer ficar tranquilo quanto a gestão financeira da sua empresa? Conte com a CBP!

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Então, entre em contato pelo e-mail contato@cbpcontabilidade.com.br ou pelo telefone (11) 4025-1887 e traga seu desafio empresarial para nós.

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