Entenda porque registrar sua marca pode te livrar de prejuízos no futuro e preservar o seu negócio
Proteger a marca da sua empresa pode te poupar de muitos transtornos e prejuízos no futuro. Isso porque, é através dela que a empresa passa a ser identificada pelos consumidores, e com o tempo, passa a ser um referencial do seu produto ou serviço.
A proteção das marcas é feita através de registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), autarquia federal brasileira, onde também são depositados os pedidos de patentes, o fato de ambos serem executados pelo mesmo órgão certamente contribui para a confusão de nomenclatura.
Se você quer se tornar um empresário, mas tem dúvidas sobre esse assunto, vem com a gente que vamos te explicar tudo sobre marcas, patentes, a diferença entre os termos e ainda, a importância de garantir a propriedade da sua marca para o seu negócio. Boa leitura!
Índice
ToggleDiferença entre marca e patente
Sempre que falamos em marcas, logo pensamos em patentes. No entanto, há uma diferença entre esses dois termos. Para entender melhor, vamos descrever com maiores detalhes cada um deles:
O que é marca?
Marca equivale a um elemento que representa ou caracteriza um produto ou serviço. Pode ser representado por um logotipo, uma palavra ou símbolo.
Exemplo de marca:
NETSHOES – Além da empresa detentora da marca, ninguém mais pode utilizá-la.
O que é patente?
Patente é o direito de comercialização exclusiva, por um determinado período, de uma nova invenção com aplicação industrial. Ou seja, protege uma invenção de um produto ou de um sistema.
Exemplo de patente:
Iphone – que é uma exclusividade da marca Apple.
A marca pode ser considerada um dos ativos mais valiosos da empresa
Registrar a sua marca é uma forma de proteger legalmente seu negócio de possíveis cópias. E aqui não se tratam apenas de grandes nomes como Coca Cola, Apple ou Google, e sim qualquer empresa, seja ela uma gigante do setor ou uma microempresa.
NÃO PERCA TEMPO!
Garanta as vantagens, REGISTRE JÁ A SUA MARCA, antes que alguém registre e tenha que começar tudo do zero!
Procurar um parceiro jurídico que possa te auxiliar nessa jornada pode ser um passo importante para sua empresa.
A CBP possui parceiros, com profissionais altamente qualificados que podem te dar todo apoio necessário para registrar a sua marca.
Entre em contato com a gente e marque uma visita!