Fiscal
O departamento fiscal é o setor que registra toda a movimentação fiscal e tributária de sua empresa e é responsável por:
- Classificação e digitação de todas as notas de compras, vendas, serviços prestados e tomados;
- Apuração de todos os impostos relacionados com notas fiscais mensalmente;
- Entrega mensal dos impostos apurados sobre as notas aos clientes;
- Elaboração de declaração de Faturamento;
- Elaboração e entrega das obrigações acessórias (Declarações mensais e anuais para todos os órgãos PREFEITURA, SECRETARIA DA FAZENDA ESTADUAL e RECEITA FEDERAL).
- Ajuda o cliente na emissão de notas fiscais e outros assuntos Tributários.
E agora que você já sabe o que o departamento fiscal faz, confira abaixo os links para te ajudar!
Seus contatos no Departamento Fiscal:
Rodolfo – rodolfo@cbpcontabilidade.com.br
Jaqueline – jaqueline@cbpcontabilidade.
Clique no links para acessar os processos:
- Envio de Arquivos >>>
- Recebimento de Guias >>>
- Instruções para emissão de NFS (Emissor Sebrae) >>>
- Instruções para emissão de NFS (GINFES Itu) >>>
- Instruções para emissão de NFS (Salto) >>>
- Instruções para emissão de NFS (Indaiatuba) >>>
- Instruções para emissão de NFS – Nota do Milhão >>>
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Envio de Arquivos
Primeiramente irá receber um e-mail automático do setor fiscal solicitando documentos conforme abaixo:
– Clicar no link indicado para a inclusão deles.
– Irá abrir a tela abaixo:
– Clicar em “Adicionar arquivo” conforme abaixo:
* Relatórios Fiscais: Relatório de faturamento, Notas Canceladas, Relatório de Compras, ou algum relatório específico não mencionado do mês solicitado;
* Arquivos XML de Saídas: Arquivos XML das notas de saídas da sua empresa do mês solicitado;
* Arquivos XML de Entradas: Arquivos XML das notas de compras, remessas recebidas etc., da sua empresa do mês solicitado;
Obs. 1: O sistema só recebe até 10 (dez) arquivos por vez, portanto o ideal caso sua empresa possua muitos arquivos, envie o arquivo zipado ou compactado.
Obs. 2: Enviar somente o que tiver relação com a sua empresa. Ou seja, se sua empresa é prestadora de serviço, não precisa enviar o XML de saídas, se a sua empresa não teve compras, não precisa de XML de entradas. Nesses casos clicar em “Não se aplica” e justificar conforme a situação e clicar em “Confirmar” conforme abaixo:
Após o envio dos arquivos ou eventual desconsideração de alguma solicitação, das 3 (três) solicitadas, irá aparecer “Concluído” conforme abaixo.
TODAS precisam ser finalizadas para que o sistema pare o envio diário desse e-mail.
Recebimento de Guias
– Assim que enviarmos uma guia para pagamento da sua empresa. Irá receber um e-mail automático do sistema no e-mail cadastrado da sua empresa.
– Clicar no símbolo de Download para baixar a guia:
Após irá abrir a tela abaixo, em que novamente será necessário clicar no mesmo símbolo para baixar a guia:
– Após, irá abrir em outra janela do navegador com a guia enviada.
Instruções para emissão de NFS (emissor gratuito Sebrae)
1° passo: Acessar a guia (Emitente) -> Selecionar Emitente
2° passo: Clicar em Incluir:
3° passo: Preencher todos os campos com os dados da empresa e quando finalizar clicar em Incluir:
4° passo: Selecionar a empresa e Iniciar:
5° passo: Acessar (Sistema) -> Certificados
6° passo: Marcar conforme abaixo -> procurar a pasta com o certificado salvo -> Digitar a senha -> OK -> Incluir:
7° Passo: (Notas Fiscais) -> Emitir Nova Nota
8° Passo: Preencher dados iniciais das notas (se atentar na finalidade da emissão, se o consumidor é final, se a operação é interna ou interestadual e informar a Natureza da Operação:
9° passo: Caso precise referenciar alguma nota fiscal (devolução ou complementar) utilizar conforme abaixo:
10° passo: Nesta guia informar os dados do cliente. Inicialmente em Pesquisar e informar todos os dados dele:
11° passo: Informar os dados do produto da nota fiscal:
12° passo: Preencher todos os campos com (*):
13° passo: Preencher os campos de ICMS, IPI, PIS, COFINS na aba (Tributos):
14° passo: Na aba (Totais) clicar em Calcular e verificar se os valores estão de acordo com o desejado:
15° passo: Se a NF tiver dados para pagamento, informar na aba (Informações de Pagamento):
16° passo: Na aba (Transporte), se não tiver informações, preencher “9 – Sem ocorrência de Transporte”:
17° passo: Se tiver Duplicata, informar na aba (Cobrança):
18° passo: Preferencialmente enquanto preencher dados da NF-e, clicar em (Salvar) para não perder dados caso ocorra algum erro no programa:
19° passo: Quando finalizar, clicar em (Validar) para ver se possui alguma pendência:
20° passo: Se estiver tudo de acordo. Clicar em (Pré-Visualizar DANFE):
21° passo: Conferindo todas as informações, (Assinar) e depois (Transmitir). Irá solicitar a senha do Certificado Digital:
22° passo: (Imprimir DANFE) e (Exportar) para conseguir o arquivo .xml:
Instruções para emissão de NFS (GINFES Itu)
1° passo: Acessar o site https://itu.ginfes.com.br/ e Acesso Exclusivo Prestador:
2° passo: Informar a Inscrição Municipal e Senha:
3° passo: Ir em Emitir NFS-e:
4° passo: Informar os dados do tomador:
5° passo: Informar os dados do serviço:
6° passo: Preencher campo apenas se for serviço de Construção Civil:
7° passo: Preencher os valores e retenções da NFS-e e ir para o Próximo Passo:
8° passo: Conferir o Resumo se está de acordo.
Instruções para emissão de NFS (Salto)
1° passo: Acessar o site https://nfesalto.meumunicipio.digital/apex/salto01/f?p=728:101 e informar o Usuário e Senha
2° passo: Acessar Emissor/Consulta de NFS-e:
3° passo: Clicar em Emitir NFS-e:
4° passo: Selecionar a Atividade, Selecionar o tomador (caso não esteja cadastrado, ver o próximo passo) e preencher todos os dados da NFS-e. Quando estiver tudo de acordo clicar em (Efetivar Emissão):
5° passo: Caso não tenha o cliente cadastrado irá aparecer a tela abaixo, onde poderá escolher as opções dependendo do seu cliente, preencha conforme abaixo:
– Se o cliente for de Salto e empresa, informar conforme abaixo e clicar na seta em amarelo:
– Depois poderá pesquisar pelo nome ou CNPJ do cliente:
– Se o cliente NÃO for de Salto, ou for pessoa física informar conforme abaixo, preencher os dados do cliente e por fim clicar em (Salvar):
6° passo: Conferir se a NFS-e está de acordo.
Instruções para emissão de NFS (Indaiatuba)
Acessar o site: https://deiss.indaiatuba.sp.gov.br/Deiss/publico/login.jsf e fazer login
Acessar o menu Nota Fiscal Eletrônica e clicar em Emissão
Preencher os campos conforme serviço prestado (não precisa preencher Identificação do Intermediário do Serviço) e clicar em Emitir
Instruções para emissão de NFS - Nota do Milhão
1° passo: Acessar o site https://nfe.prefeitura.sp.gov.br/login.aspx e informe o CNPJ e a Senha ou se tiver Certificado Digital clicar na Opção correspondente:
2° passo: No menu lateral “Ambiente Restrito” Selecionar a opção “Emissão de NFS-e:
3° passo: Informar o local de incidência (local da prestação), Natureza da Operação (Por padrão deixar em “Normal” e informar o CPF/CNPJ do TOMADOR do serviço:
4° passo: Verificar na página os dados informados anteriormente, informar o CÓDIGO DE SERVIÇO, o Valor Total do Serviço e ISS Retido pelo Tomador:
5° passo: Revisar os dados informados pela última vez e clicar no botão “EMITIR >>”: