Fiscal

O departamento fiscal é o setor que registra toda a movimentação fiscal e tributária de sua empresa e é responsável por:

  • Classificação e digitação de todas as notas de compras, vendas, serviços prestados e tomados;
  • Apuração de todos os impostos relacionados com notas fiscais mensalmente;
  • Entrega mensal dos impostos apurados sobre as notas aos clientes;
  • Elaboração de declaração de Faturamento;
  • Elaboração e entrega das obrigações acessórias (Declarações mensais e anuais para todos os órgãos PREFEITURA, SECRETARIA DA FAZENDA ESTADUAL e RECEITA FEDERAL).
  • Ajuda o cliente na emissão de notas fiscais e outros assuntos Tributários.


E agora que você já sabe o que o departamento fiscal faz, confira abaixo os links para te ajudar!

Envio de Arquivos

Primeiramente irá receber um e-mail automático do setor fiscal solicitando documentos conforme abaixo:

– Clicar no link indicado para a inclusão deles.

– Irá abrir a tela abaixo:

– Clicar em “Adicionar arquivo” conforme abaixo:

* Relatórios Fiscais: Relatório de faturamento, Notas Canceladas, Relatório de Compras, ou algum relatório específico não mencionado do mês solicitado;

* Arquivos XML de Saídas: Arquivos XML das notas de saídas da sua empresa do mês solicitado;

* Arquivos XML de Entradas: Arquivos XML das notas de compras, remessas recebidas etc., da sua empresa do mês solicitado;

Obs. 1: O sistema só recebe até 10 (dez) arquivos por vez, portanto o ideal caso sua empresa possua muitos arquivos, envie o arquivo zipado ou compactado.

Obs. 2: Enviar somente o que tiver relação com a sua empresa. Ou seja, se sua empresa é prestadora de serviço, não precisa enviar o XML de saídas, se a sua empresa não teve compras, não precisa de XML de entradas. Nesses casos clicar em “Não se aplica” e justificar conforme a situação e clicar em “Confirmar” conforme abaixo:

Após o envio dos arquivos ou eventual desconsideração de alguma solicitação, das 3 (três) solicitadas, irá aparecer “Concluído” conforme abaixo.

TODAS precisam ser finalizadas para que o sistema pare o envio diário desse e-mail.

Recebimento de Guias

– Assim que enviarmos uma guia para pagamento da sua empresa. Irá receber um e-mail automático do sistema no e-mail cadastrado da sua empresa.

– Clicar no símbolo de Download para baixar a guia:

Após irá abrir a tela abaixo, em que novamente será necessário clicar no mesmo símbolo para baixar a guia:

– Após, irá abrir em outra janela do navegador com a guia enviada.

Instruções para emissão de NFS (emissor gratuito Sebrae)

1° passo: Acessar a guia (Emitente) -> Selecionar Emitente

2° passo: Clicar em Incluir:

3° passo: Preencher todos os campos com os dados da empresa e quando finalizar clicar em Incluir:

4° passo: Selecionar a empresa e Iniciar:

5° passo: Acessar (Sistema) -> Certificados

6° passo: Marcar conforme abaixo -> procurar a pasta com o certificado salvo -> Digitar a senha -> OK -> Incluir:

7° Passo: (Notas Fiscais) -> Emitir Nova Nota

8° Passo: Preencher dados iniciais das notas (se atentar na finalidade da emissão, se o consumidor é final, se a operação é interna ou interestadual e informar a Natureza da Operação:

9° passo: Caso precise referenciar alguma nota fiscal (devolução ou complementar) utilizar conforme abaixo:

10° passo: Nesta guia informar os dados do cliente. Inicialmente em Pesquisar e informar todos os dados dele:

11° passo: Informar os dados do produto da nota fiscal:

12° passo: Preencher todos os campos com (*):

13° passo: Preencher os campos de ICMS, IPI, PIS, COFINS na aba (Tributos):

14° passo: Na aba (Totais) clicar em Calcular e verificar se os valores estão de acordo com o desejado:

15° passo: Se a NF tiver dados para pagamento, informar na aba (Informações de Pagamento):

16° passo: Na aba (Transporte), se não tiver informações, preencher “9 – Sem ocorrência de Transporte”:

17° passo: Se tiver Duplicata, informar na aba (Cobrança):

18° passo: Preferencialmente enquanto preencher dados da NF-e, clicar em (Salvar) para não perder dados caso ocorra algum erro no programa:

19° passo: Quando finalizar, clicar em (Validar) para ver se possui alguma pendência:

20° passo: Se estiver tudo de acordo. Clicar em (Pré-Visualizar DANFE):

21° passo: Conferindo todas as informações, (Assinar) e depois (Transmitir). Irá solicitar a senha do Certificado Digital:

22° passo: (Imprimir DANFE) e (Exportar) para conseguir o arquivo .xml:

Instruções para emissão de NFS (GINFES Itu)

1° passo: Acessar o site https://itu.ginfes.com.br/ e Acesso Exclusivo Prestador:

2° passo: Informar a Inscrição Municipal e Senha:

3° passo: Ir em Emitir NFS-e:

4° passo: Informar os dados do tomador:

5° passo: Informar os dados do serviço:

6° passo: Preencher campo apenas se for serviço de Construção Civil:

7° passo: Preencher os valores e retenções da NFS-e e ir para o Próximo Passo:

8° passo: Conferir o Resumo se está de acordo.

Instruções para emissão de NFS (Salto)

1° passo: Acessar o site https://nfesalto.meumunicipio.digital/apex/salto01/f?p=728:101 e informar o Usuário e Senha

2° passo: Acessar Emissor/Consulta de NFS-e:

3° passo: Clicar em Emitir NFS-e:

4° passo: Selecionar a Atividade, Selecionar o tomador (caso não esteja cadastrado, ver o próximo passo) e preencher todos os dados da NFS-e. Quando estiver tudo de acordo clicar em (Efetivar Emissão):

5° passo: Caso não tenha o cliente cadastrado irá aparecer a tela abaixo, onde poderá escolher as opções dependendo do seu cliente, preencha conforme abaixo:

– Se o cliente for de Salto e empresa, informar conforme abaixo e clicar na seta em amarelo:

– Depois poderá pesquisar pelo nome ou CNPJ do cliente:

– Se o cliente NÃO for de Salto, ou for pessoa física informar conforme abaixo, preencher os dados do cliente e por fim clicar em (Salvar):

6° passo: Conferir se a NFS-e está de acordo.

Instruções para emissão de NFS (Indaiatuba)

Acessar o menu Nota Fiscal Eletrônica e clicar em Emissão

Preencher os campos conforme serviço prestado (não precisa preencher Identificação do Intermediário do Serviço) e clicar em Emitir

Instruções para emissão de NFS - Nota do Milhão

1° passo: Acessar o site https://nfe.prefeitura.sp.gov.br/login.aspx e informe o CNPJ e a Senha ou se tiver Certificado Digital clicar na Opção correspondente:

2° passo: No menu lateral “Ambiente Restrito” Selecionar a opção “Emissão de NFS-e:

3° passo: Informar o local de incidência (local da prestação), Natureza da Operação (Por padrão deixar em “Normal” e informar o CPF/CNPJ do TOMADOR do serviço:

4° passo: Verificar na página os dados informados anteriormente, informar o CÓDIGO DE SERVIÇO, o Valor Total do Serviço e ISS Retido pelo Tomador:

5° passo: Revisar os dados informados pela última vez e clicar no botão “EMITIR >>”: