Se você está ligado nas novidades do mercado provavelmente já ouviu o termo “dark kitchen”, um tipo de negócio que ganhou muita visibilidade no mercado nos últimos anos.
Sabe quando você entra no aplicativo de delivery de comida e pede aquele jantar gostoso? Você já se perguntou de onde vem aquele prato?
Muitas vezes vêm de restaurantes conhecidos, mas em outras podem vir de uma “dark kitchen”.
Você sabe o que é uma dark kitchen? A gente vai explicar isso para você!
O termo é complicado mas não é difícil de entender: é um tipo de franquia de alimentação focada em entrega.
Fred Henrique, diretor comercial do grupo Hashtag Franquias, explica que as dark Kitchen também são conhecidas também pelos termos: cozinha fantasma, cloud kitchen e operação 100% delivery.
“Basicamente é um estabelecimento de alimentação focado 100% em entrega. Diferente do restaurante tradicional, a dark kitchen é um negócio onde o público não tem acesso a cozinha. O interessante é que ela está abrindo muito o leque do delivery, que antes era muito focado em pizzaria e hamburgueria, mas hoje tem brigadeiros, salgados de festas e outros tipos de comida”, comenta o especialista.
De acordo com uma pesquisa da startup Mobills, os gastos com delivery aumentaram 149% ao longo de 2020, sendo que o mês de dezembro foi o que registrou os maiores gastos com pedidos de comida.
Diversas marcas de franquias possuem também modelos de negócios no formato das Dark Kitchens, como é o caso da rede de restaurantes Divino Fogão.
Fernando Canizares, presidente de Marketing da empresa, explica que a marca lançou em 2020 um modelo de franquia no formato dark kitchen.
“Mesmo com a experiência consolidada no franchising, tivemos que nos reinventar e criar novos formatos de negócio para manter o funcionamento das lojas.
Incrementamos o delivery e anunciamos o projeto de dark kitchen, onde o parceiro se torna um licenciado Divino Fogão, o que traz a possibilidade de rentabilizar seus negócios, especialmente neste momento em que se ensaia uma retomada da economia”, explica
Por que investir em uma franquia dark kitchen?
Existem muitas vantagens de se investir em uma franquia dark kitchen. Muitas mesmo!
O Fred Henrique destacou algumas vantagens desse negócio, confira:
- Investimento inicial mais baixo – o valor para investir em um novo negócio é mais baixo, pois não há a necessidade de investir em um espaço físico para receber o cliente ou de criar uma identificação visual para a fachada do negócio;
- Menores custos no dia a dia – não é necessário gastar com colaboradores ou com um aluguel mais caro para atender os clientes no salão, o que ajuda a diminuir muito os custos do dia a dia do seu negócio;
- Retorno do investimento é mais rápido – com um investimento inicial menor, é mais fácil você ter o retorno investimento ainda mais rápido em relação a outros tipos de franquias de alimentação;
- Gestão simples – o dia a dia do negócio é muito mais simplificado em relação a uma franquia com restaurante;
- Modelo de negócio voltado para diversos perfis de empreendedores – como a gestão do negócio é mais simples, diversos tipos de empreendedores podem investir em um negócio desse tipo.
- Possibilidade de trabalhar com multimarcas – com uma dark kitchen você pode oferecer aos seus clientes diversos tipos de comida que serão feitas em uma só cozinha.
Gostou das dicas?
Fonte: https://www.portaldofranchising.com.br/