O conceito de cultura organizacional tornou-se de grande importância no mundo empresarial, deste modo é necessário saber como defini-lo, neste universo tão concorrido que são os negócios. A identidade empresarial é chamada de cultura organizacional e é ela que cria um ambiente saudável.
Mas afinal, o que é a cultura organizacional
Seu termo pode ser definido como um conjunto de valores, crenças e ações onde definem o modo da empresa conduzir seu negócio e também a interação inter-pessoal entre seus membros.
Além disso, é usada como um guia de percepção, pensamento, sentimento e ação de todos os colaboradores, desde os mais antigos aos mais novos.
Essa cultura organizacional difere uma empresa de outra, como uma vantagem competitiva. Relacionada desde o comportamento dos empregados até a forma de como os clientes são tratados.
Por que ela é importante e porque devo utiliza-la?
A cultura organizacional guia o comportamento humano dos colaboradores, sendo assim é possível identificar as mudanças e melhorias que poderão ser adotadas.
Afinal, não existe algo mais complexo como saber lidar com o comportamento humano, tendo em vista que cada indivíduo possui sua identidade própria.
Deste modo, a cultura organizacional torna-se tão necessária para viabilizar as estratégias e conduzir os colaboradores á perseguir os objetivos da organização. Preparando assim sua equipe e empresa para o sucesso.
Como formar a cultura de meu negócio?
A origem da cultura organizacional vem principalmente da mentalidade e visão do seu fundador, e são essas características que formam os valores iniciais a partir de suas crenças pessoais e expectativas geradas.
Ao constituir uma empresa a cultura passa a ser usada como forma de união entre seus membros permitindo a construção da identidade da empresa, gerando assim o engajamento de todos esses.
O processo para definição da cultura organizacional deverá usar como três pilares a missão, visão e valores da empresa, após definição destes deverá ter em mente os seguintes aspectos:
- Clareza nos comportamentos organizacionais;
- Interdependência de seus membros;
- Comunicação sem burocracia;
- Ritos;
- Mitos;
- Individualismo;
- Como a empresa irá lidar com o problema.
Vale lembrar que a cultura organizacional está constantemente sendo mudada e adaptada a novas realidades, seja através de experiências ou conceitos dos colaboradores para agregar valor.
Quais os elementos de uma cultura organizacional?
A cultura possui em seus elementos três principais níveis:
- Visível – em nível superficial, correspondente aos elementos que podemos ver, ouvir e sentir, como: produtos e serviços , padrões de comportamento, símbolos, slogans e outros fatores facilmente identificados, ligados diretamente ás normas e comportamentos;
- Menos Visíveis – no segundo nível, são criados pelos fundadores da empresa e definem o porque e o que as pessoas dentro da empresa fazem, ligados aos valores e atitudes;
- Invisível – no nível mais profundo da empresa, impera o inconsciente coletivo, como percepções, crenças e pressuposições que influencia a todos, porém não estão registradas formalmente.
O que acontece se sua empresa não possui uma cultura organizacional bem definida?
A produtividade de uma empresa está fortemente ligados á motivação e bem estar de seus colaboradores.
Quando uma empresa possui uma cultura organizacional insatisfatória causa o estresse, que se espalha por toda organização causando assim perda no desempenho de todos, deste modo os líderes e empresários deverão estar sempre atentos aos sinais, como, desmotivação, menor grau de comprometimento dos funcionários, líderes autoritários, dificuldade em contratação de talentos e a alta rotatividade.
Para evitar isso, é necessário sempre realizar uma pesquisa de clima, avaliando as percepções dos colaboradores de forma frequente, para identificação dos valores que estão sendo consolidados em sua organização.
Espero que esse artigo te ajude e e leve ao sucesso!
“Nosso compromisso é com o seu Sucesso”