Muitas vezes ao identificar a necessidade da contratação de um funcionário a empresa se sente perdida e uma dúvida comum entre as mais iniciantes no assunto é: “Afinal, por onde devo começar?”…
Se você já se viu nesse cenário, este post é para você!
Quando tem início o processo de recrutamento e seleção em uma organização, o primeiro passo é separar os currículos com mais competências necessárias para o cargo aberto. E depois de filtrar esses candidatos, será iniciada a etapa de entrevistas.
A entrevista inicial tem como objetivo a identificação das competências necessárias e análise de perfil do candidato, checando as informações que foram apresentadas no currículo.
Deste modo , separamos algumas perguntas a se fazer e por que fazê-la durante essa entrevista:
- Fale um pouco sobre você – Como cada indivíduo se vê não esta escrito em um currículo. Ao fazer essa pergunta, o recrutador consegue identificar neste candidato a sua real personalidade, sabendo como utiliza-la dentro de sua organização.
- Qual a razão para nós o contratarmos? – Essa é a pergunta que separa um candidato de um concorrente. E a partir de cada resposta é necessário visualizar o que o candidato espera e pode ser valorizado dentro de sua organização, assim como é possível também identificar o candidato apaixonado pelo trabalho que realiza.
- Quais são seus pontos fortes? – Este é o ponto em que se torna possível identificar os pontos fortes que poderão ser utilizados dentro do cargo, além da honestidade do candidato.
- Quais são seus pontos fracos? – Aqui é possível analisar o autoconhecimento do candidato e também sua honestidade.
- Onde você se vê daqui 05 anos? – Finalmente você poderá identificar no candidato as expectativas sobre a sua carreira, se o mesmo tem ambição e se seu cargo se alinha com os objetivos que se espera do mesmo.
Para ajudar em cada processo de seleção temos uma dica importante:
Para cada cargo que inicia no processo de recrutamento tenha claras as competências que são importante no candidato.
Por exemplo: caso seja necessário o atendimento ao público, esse ponto deve estar alinhado com a competência simpatia, boa comunicação e paciência.
Além disso, orientamos que tenha sempre em sua organização um banco de talentos. O banco de talentos nada mais é do que uma ferramenta que reúne dados das pessoas que se candidataram em algum momento à oportunidades em sua empresa, contendo informações como experiências anteriores, habilidades, formação acadêmica e outros dados que auxiliam no recrutamento e seleção.
Assim, quando surge a oportunidade de uma nova vaga é possível filtrar pela competência necessária e encontrar o currículo perfeito.
Gostou? Então fique ligado que essa é uma de muitas dicas que temos para você! 😉