Para se tornar um empresário é preciso cumprir algumas etapas, e a primeira delas é providenciar o CNPJ. Entenda como funciona e qual a importância desse cadastro
Ter um negócio próprio é o segundo maior sonho do brasileiro, perdendo apenas para o desejo de viajar.
Se você chegou até aqui, certamente também compartilha do mesmo desejo, certo? Mas você sabe por onde começar e quais etapas cumprir para se tornar um empresário?
Hoje vamos falar um pouco do primeiro passo para essa grande mudança: o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Já ouviu falar?
É a partir da emissão do CNPJ que você passa a ser considerado pessoa jurídica para o mercado, e a partir daí, pode usufruir de uma série de vantagens destinadas exclusivamente para quem tem um CNPJ.
É preciso dizer que junto com o CNPJ também vêm algumas obrigações, como recolhimento de taxas e tributos, relacionados ao seu modelo de negócio.
Vem com a gente que nesse primeiro artigo da série: COMO SE TORNAR UM EMPRESÁRIO vamos te contar tudo sobre o que é, e para que serve o CNPJ de uma empresa. Acompanhe!
Índice
ToggleO que é o CNPJ e para que serve?
O CNPJ é o CADASTRO NACIONAL DE PESSOA JURÍDICA, que é um cadastro é feito na RECEITA FEDERAL quando uma ou mais pessoas decidem abrir uma empresa.
Assim que o cadastro é efetuado, o empresário recebe uma numeração composta por 14 dígitos, com a seguinte sequência: 00.000.000/0001-00.
Além de servir para identificar a sua empresa, através dessa sequência de números conseguimos também identificar se uma empresa é matriz ou filial.
Como sabemos se é uma matriz ou filial?
É muito simples. Se os quatro números depois da barra forem 0001, então a empresa é uma matriz. Agora, se tiver qualquer número diferente dessa sequência, significa que a empresa é uma filial.
O CNPJ é um cadastro aberto ao público, ou seja, qualquer pessoa ou estabelecimento pode entrar no site da Receita Federal e checar se um CNPJ está ativo, inativo ou mesmo se certificar se ele realmente existe.
Isso porque, no CNPJ temos todas informações relevantes da empresa: nome, endereço, quadro societário, tipo jurídico, se é individual, sociedade ou uma associação, se ela é ME, EPP ou outras informações. A comparação que podemos fazer, é que o CNPJ corresponde ao CPF da pessoa física.
Por que ter um CNPJ é tão importante?
Quando você decide se tornar empresário, é preciso ter em mente que terá que cumprir algumas obrigações perante a Receita Federal.
E como alguns tipos de atividades comerciais não podem ser regularizados para fins de pagamento de tributos como pessoa física, é exigido que se abra uma empresa e tribute os impostos como pessoa jurídica.
Em alguns casos, mesmo que possa tributar com pessoa física, um bom planejamento tributário oferece a abertura de uma empresa como vantajosa para pagar menos tributos, e o CNPJ traz essa vantagem. E quem não quer pagar menos impostos, não é mesmo?
Leia também: Qual tipo de empresa abrir? Descubra as alternativas e características gerais
Conte com a CBP
No artigo de hoje demos uma pequena amostra do que é o CNPJ, mas se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, entre em contato com a gente!