PIX: Cuidado com os golpes!

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:

Fique atento para evitar golpes nos cadastros do PIX e mantenha a segurança de suas informações bancárias! Saiba como identificar os golpes.

Desde que o cadastro do PIX entrou em vigor para antecipar todas as informações em função de seu início oficial a partir de novembro, diversos golpes tem sido identificados como forma de lesar os usuários bancários que estão em busca de deixar seu cadastro em dia.

O PIX entra em operação apenas em 16 de novembro, mas, desde o início de outubro teve início o cadastramento das Chaves PIX. Os golpistas aproveitam esse momento, em que os bancos e financeiras sugerem que os clientes registrem-se no serviço, para ter acesso às contas das vítimas.

Segundo a agência Kaspersky, mais de 60 sites falsos foram criados em busca de dados de clientes. Clientes devem fazer cadastramento apenas pelo aplicativo ou site da instituição financeira da qual for cliente.

Especialistas em segurança afirmam que os sistemas do PIX atendem aos padrões de segurança digital. Os golpistas, portanto, recorrem a métodos em que o próprio usuário acaba entregando a proteção de suas contas bancárias.

Por isso, FIQUE ATENTO!

Não cadastre nenhuma informação que não seja pelo aplicativo bancário que você já utiliza. Nestes canais você realiza o acesso com autorização pre cadastrada e toda criptografia de segurança bancária estabelecida, sendo necessário informar senha e token ou chave de transações apenas via aplicativo.

E lembre-se que as instituições financeiras, por sua vez, nunca pedem senhas ou código de validação de transações (tokens) fora de seus canais digitais ou aplicativos.

Golpes podem chegar por SMS, e-mail, WhatsApp ou pelas redes sociais. Ao receber uma mensagem de seu banco ou financeira, vale sempre passar o olho em uma lista básica de prevenção.

  • Nunca clique em links antes de fazer uma boa checagem da mensagem;
  • Tenha cuidado extra com links encurtados, verifique os outros itens da mensagem com ainda mais cuidado;
  • Em hipótese alguma forneça senhas ou tokens fora do aplicativo ou site oficial do banco (nem mesmo pelo telefone);
  • Não compartilhe código de verificação, como do WhatsApp, recebido por e-mail ou SMS;
  • Verifique o número de onde foi enviado o SMS – números desconhecidos podem significar golpe;
  • Cheque sempre o remetente do e-mail para verificar se é um endereço válido de seu banco;
  • Nas redes sociais, veja se a conta da instituição financeira é verificada;
  • Desconfie de promoções muito generosas.

Mesmo que você tenha recebido e-mail ou outra comunicação do seu banco, a forma mais segura de evitar ser vítima de golpe é entrar no aplicativo ou no site oficial do seu banco, e fazer o cadastramento das chaves do PIX a partir dali.

Fique atento!

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Oferecemos consultoria especializada para empresas de todos os tamanhos.

Dis tellus suscipit a mus si leo ridiculus. Viverra sem tincidunt elementum blandit maecenas vivamus rhoncus enim. Nibh aliquet ante lobortis ridiculus quisque sagittis luctus pulvinar magna.
cbp-img-cta-final-003

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

IR 2023: Isenções

Você conhece as possibilidades de isenção do pagamento do IR? Entenda tudo no guia que preparamos com perguntas e respostas.

Recomendado só para você
Sua empresa é do SIMPLES NACIONAL e adquire produtos de…
Cresta Posts Box by CP