Depois de dois anos sem eventos por conta da pandemia, as adoradas festas juninas (e julinas) estão de volta. E o período de festas típicas, somado ao frio do inverno, são um prato cheio para aquecer as vendas no comércio.
Sendo assim, as quermesses lotadas podem ser uma ótima oportunidade de renda extra para quem está no ramo de alimentação, mas o comércio em geral sai ganhando. Além das deliciosas comidas típicas, comuns nessa época, há também a venda de itens e decoração, como balões, bandeirinhas e também de acessórios e trajes típicos.
Por isso, empreendedores de diversas áreas podem pegar carona nas festividades e garantir um rendimento bom durante o período. Para te ajudar nessa jornada, separamos algumas dicas que vão te ajudar:
Índice
ToggleComo vender mais durante este período de festas?
O primeiro passo para que tudo dê certo, é planejar.
Não importa qual o seu ramo de atividade, o planejamento é fator fundamental para vender bem, e mais que isso, entregar um bom produto.
É preciso colocar tudo na ponta do lápis para não ficar nada para trás: fornecedores, ingredientes ou materiais, logística e claro, divulgação.
Feito isso, é hora de botar a mão na massa. Vamos lá?
Delivery pode ser uma boa solução
Trabalhar com entregas pode ser uma boa forma de vender mais, tanto para alimentos quanto para outro produto.
Durante a pandemia, esse tipo de serviço foi bastante disseminado, e acabou caindo no gosto dos brasileiros, que agora enxergam como um conforto na hora da compra.
Entre no clima
Que tal decorar seu comércio com itens que remetam a festas típicas? Bandeirinhas, trajes típicos, toalhas nas mesas, entre outros itens para entrar no clima das festas.
Para os pedidos que saem para entrega, a dica é adicionar bandeirinhas ou itens de papelaria com motivos juninos no pacote.
Cuidado ao calcular o preço de venda
Todos os itens que listamos no planejamento são importantes para o seu seu negócio, mas nenhum deles pode ser útil se você não souber calcular corretamente o preço de venda dos produtos.
Esse cálculo garante a margem de lucro adequada, além de ser fundamental para todo tipo de negócio. E nas festas juninas, não é diferente.
A primeira providência é calcular os custos do produto que podem ser diretos ou indiretos:
- Custos diretos: são os valores usados no processo de confecção do produto, como os ingredientes para as receitas e os materiais para a elaboração de itens de decoração e roupas. Ou seja, todo o investimento necessário em insumos e matéria-prima.
- Custos indiretos: são os chamados “gastos invisíveis”, que incluem valores como água, luz, gás, internet, entre outros. Referem-se ao que é necessário para manter a infraestrutura do local de produção. Lembrando que esses itens devem ser considerados até se a produção for na cozinha da sua casa, por exemplo.
O preço de venda é composto por: custos diretos e indiretos, margem de lucro somado ao tempo de execução das atividades ou produtos negociados. Assim, o empreendedor chegará ao preço final.
Também é importante buscar referências de preço, para estabelecer um preço competitivo com o mercado.
Diferenciais que agregam valor
Detalhes fazem toda a diferença. Incorporá-los em seu produto ou serviço pode agregar valor, conquistar e fidelizar clientes: embalagens atraentes, materiais de boa qualidade, bilhetinhos carinhosos de agradecimento são ótimos para impressionar e fidelizar o cliente.
Cuide da divulgação
As redes sociais podem ajudar a potencializar as vendas dos seus produtos, pois são uma ótima forma de chamar a atenção do seu público.
- Crie um perfil comercial: o primeiro passo é criar uma conta comercial no Instagram e/ou Facebook. Se o seu negócio ainda não tem um nome, chegou a hora de escolher um, atraente e simples, de preferência, para que seja fácil de encontrar.
- Capriche nos posts: redes sociais são muito baseadas em imagem, portanto, capriche nas fotos dos produtos. Não se esqueça de adicionar sempre as hashtags (#), descrevendo em palavras curtas o seu produto, sua marca e sua localização. Assim, aumenta sua visibilidade.
- Mantenha uma rotina de postagem: Faça um cronograma com os temas e o formato das postagens. Mantendo uma boa frequência, sua página e seus produtos terão cada vez mais relevância e visibilidade, alcançando mais clientes.
Junho já está quase no fim, mas ainda tem o mês de julho para aplicar essas ações e garantir uma renda extra para o segundo semestre do ano.