Entenda a diferença entre lucratividade e rentabilidade e ainda, saiba como esses dois itens podem te ajudar a mapear a gestão financeira do seu negócio
Administrar um negócio vai muito além de superar os desafios de abrir as portas. Além de planejar a abertura, elaborar o plano de negócio, escolher o produto, definir o público alvo e efetivamente iniciar as atividades, é necessário saber também qual é (ou será) o ganho gerado pelo produto ou serviço a ser comercializado.
Para isso acontecer, é necessário ter – além de um planejamento financeiro – um acompanhamento minucioso dos índices da empresa.
Acompanhar os resultados de perto permite analisar rapidamente se o seu negócio está tendo ganhos ou prejuízos e ainda, em caso negativo, pode te ajudar a direcionar novas estratégias com mais agilidade e efetividade.
Por outro lado, desconhecer os números e resultados da sua empresa, além de dificultar a tomada de decisão, pode também expor o negócio a riscos de fraudes. Como não há controle, fica mais difícil identificar uma perda.
Os indicadores utilizados para calcular esses ganhos ou prejuízos da empresa são lucratividade e rentabilidade que, juntos, servem para avaliar de forma transparente o panorama financeiro da empresa.
E o primeiro passo para uma boa gestão financeira é compreender como são calculados esses índices. Vem com a gente que vamos falar tudo sobre lucratividade e rentabilidade, a diferença entre esses índices e principalmente, como calcular cada um deles. Boa leitura!
Índice
ToggleLucratividade e Rentabilidade: entenda a diferença
Antes de entendermos a fundo sobre cada um desses itens, é importante entender a diferença entre eles. Num breve resumo podemos dizer que a lucratividade é um indicador de eficiência operacional, enquanto a rentabilidade define o retorno sobre o investimento.
Calma, a gente explica melhor:
É muito comum vermos esse conceito nos anúncios para aquisição de franquias: dados sobre o tempo estimado para retorno do investimento inicial, além, é claro, da estimativa de lucratividade por um determinado período (mensal, trimestral, etc). Exemplo: Loja de chocolates, investimento R$60 mil, tempo de retorno do investimento 18 meses.
Esse é um exemplo hipotético, mas permite visualizar com mais clareza a diferença entre os dois termos:
Lucratividade: o lucro sob as vendas por um determinado período.
Rentabilidade: o retorno do meu investimento inicial, ou em algum projeto especial, ou num maquinário novo, etc.
Ambos são indicadores essenciais para avaliar, medir e garantir a saúde de um negócio.
Vamos entender melhor cada um desses índices.
Leia também: 7 dicas de controle financeiro empresarial para aplicar e potencializar os resultados
Lucratividade
Aqui, vamos direto ao assunto: lucratividade é um indicador que explana a capacidade da empresa em gerar lucro. É um número percentual que indica o quanto o negócio ganhou, depois de subtrair todos os seus custos.
Diferente do faturamento por exemplo, que mostra somente os valores que entraram através das vendas. E para descobrir de fato quanto sobrou, é preciso subtrair os custos da empresa: impostos, folha de pagamento, aluguel entre outros.
Fazendo essa conta, chegaremos no lucro líquido, cujo número servirá de base para calcular a lucratividade da sua empresa. Vamos entender num exemplo prático:
Como calcular a lucratividade
Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100.
Vamos para uma demonstração?
Vamos supor que a empresa tem uma receita total de R$ 100 mil reais e lucro líquido de R$ 12 mil reais:
Lucratividade = (R$ 12.000,00 / R$ 100.000,00) x 100
Lucratividade = 0,12 x 100
Lucratividade = 12%
O resultado indica de forma percentual qual é o ganho da empresa.
E qual seria a lucratividade anual de uma empresa que tem uma receita total de R$364.000,00 e um lucro líquido de R$20.880,00?
Aplicando a fórmula: Lucratividade = (lucro líquido/ receita total) x 100:
Lucratividade = (R$ 20.880,00 / R$ 364.000,00) x 100 = 5,73% ao ano.
Cálculo da lucratividade pela demonstração do resultado do exercício (DRE)
Uma outra forma de calcular a lucratividade é a partir da demonstração do resultado do exercício (DRE). Vamos calcular juntos?
A – Faturamento Mensal (Receita Total) => R$ 50.000,00
B – Custos das Mercadorias Vendidads* => R$ 25.000,00
C – Despesas Variáveis => R$ 5.000,00
D – Margem de Contribuição (A-B-C) => R$ 20.000,00
E – Despesas Fixas => R$ 15.000,00
F – Resultado antes da Desp Financeira (D-E) => R$ 5.000,00
G – Despesas Financeiras => R$ 1.000,00
H – Resultado Líquido (F-G) => R$ 4.000,00
I – Lucratividade [(H/A X 100]: 8%
Custo das mercadorias Vendidas (CMV) = Estoque inicial (EI) + Compras (C) = Estoque Final
Uma lucratividade de 8% significa que, de cada R$ 100,00 vendidos, R$ 8,00 “sobram” sob a forma de lucro, depois de pagas todas as despesas e os impostos.
Fonte: SEBRAE
Ficou claro o quanto a lucratividade pode ajudar na transparência dos índices financeiros do seu negócio?
Esse índice, permite que você descubra o quanto sua estratégia de vendas é eficiente, que a sua margem de lucro pode ser menor em determinados produtos caso as vendas sejam volumosas (e aí entra uma vantagem competitiva em relação à concorrência), quais tipos de produtos sustentam uma margem de lucro maior (como é o caso dos produtos sazonais) entre tantos outras questões que vão te ajudar a manter a saúde financeira do seu negócio em dia.
Agora vamos entender um pouco mais sobre a rentabilidade.
Rentabilidade
A rentabilidade também é um indicador financeiro, e tem como objetivo avaliar se, depois de algum tempo, o negócio oferece rendimento acima do valor investido.
Para calcular, é preciso comparar os investimentos realizados para abrir a empresa lá no início, com os ganhos obtidos após um determinado período.
Assim como a lucratividade, a rentabilidade também usa o lucro líquido como base para apurar os ganhos do negócio, mas a comparação é feita com o valor investido, e não com a receita bruta.
Além de nortear os administradores ajudando a avaliar se vale a pena investir num novo projeto, ou mensurar se o retorno que o negócio está trazendo está dentro do planejado, a rentabilidade também é um indicador muito usado por investidores para decidir se vale a pena investir ou não em determinada empresa.
Como calcular a rentabilidade
Para chegar à rentabilidade, basta você dividir o lucro da empresa em um determinado período pelo valor do investimento inicial (ou o valor atual do negócio).
O resultado em percentual representará a rentabilidade do seu empreendimento no período correspondente.
Por exemplo, se ele estiver em fase de planejamento, com estimativa do faturamento bruto mensal de R$ 25 mil e lucro líquido de R$ 1.250, o cálculo será 1.250,00/25.000,00.
Portanto, o lucro líquido equivale a 5% do faturamento, ou seja, a lucratividade mensal desse negócio é de 5%.
Se o investimento inicial total for de R$ 80 mil e o resultado final do fluxo de caixa anual for de R$ 3,2 mil, calcula-se 3.200,00/80.000,00. Assim, a rentabilidade anual desse empreendimento é de 4% ao ano.
É possível, ainda, informar que o prazo de retorno seria de 25 meses, dividindo o valor do investimento inicial total pelo resultado médio mensal do fluxo de caixa.
No caso exemplificado acima, o empreendimento é lucrativo e rentável. Como vimos, esses dois índices são essenciais para uma empresa.
Retorno do investimento
Para calculá-lo, o empresário deve reconhecer o total do capital a ser investido (capital inicial).
Para isso, some o total de investimento realizado com o imobilizado (móveis, equipamentos, imóvel etc), o capital de giro próprio ou de terceiros, os custos fixos e o estoque necessário para iniciar o negócio.
O prazo de retorno do investimento é calculado dividindo o investimento total pelo lucro líquido.
Para exemplificar, imagine uma franquia montada há um ano no valor de R$ 350 mil, que gere lucro mensal de R$ 7 mil. O resultado seria 50 meses de retorno.
Fonte: SEBRAE
A importância de uma parceria de gestão financeira de confiança
Agora que você entendeu a diferença entre lucratividade e rentabilidade, fica fácil saber a clareza que esses índices trazem para o seu negócio.
Se você tem dificuldade em calcular ou mensurar esses números, procure uma empresa de confiança para te auxiliar na gestão financeira da sua empresa. Afinal, são as finanças da sua empresa que estão em jogo.
É importante dizer que a gestão financeira deve ser feita em todas as empresas, de qualquer porte. Isso porque, o objetivo de qualquer empresário é ter retorno financeiro com o negócio, e para isso é indispensável manter as análises das finanças sempre atualizadas.
Além disso, como vimos, uma empresa precisa ser lucrativa e rentável. Um empreendimento lucrativo, mas que demore a trazer retorno do investimento não apresenta rentabilidade atraente do ponto de vista de um investidor.
A CBP pode te ajudar nessa jornada
A CBP Contabilidade tem a expertise necessária para te ajudar no desafio da gestão financeira da sua empresa. Com mais de 30 anos de atuação, temos vários serviços para te ajudar a crescer exponencialmente, e a Gestão Financeira é um deles.
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