Entenda a importância do planejamento anual e saiba como aproveitar o final do ano para organizar e rever as metas da sua empresa
O sucesso do negócio depende de vários fatores, como qualidade do produto ou serviço oferecido, do preço, mas principalmente, de um bom planejamento anual.
Sem ele o empreendedor não consegue ter uma visão ampla do seu negócio, da sua posição perante a concorrência e também, de onde almeja chegar e em quanto tempo.
Deixar o “barco à deriva” não é uma boa opção quando se trata de negócios. Fazer isso, é correr o risco de arcar com prejuízos e com surpresas nada agradáveis que podem pelo caminho.
Se você chegou até aqui, provavelmente faz parte do time que está cansado de apagar os incêndios quando o assunto é gestão da sua empresa, certo?
Sem um planejamento anual, toda energia é centralizada na resolução dos problemas, e não na busca por melhorias, não tem jeito.
Mas calma, ainda dá tempo de se preparar para 2023. Como estamos no final do ano, essa é a época ideal para você pensar no planejamento anual para a sua empresa, considerando as ações passadas e aprimorando-as para o próximo ano.
Vem com a gente que vamos te falar um pouco como funciona o planejamento anual, e como ele pode ajudar muito no sucesso e na longevidade do seu negócio.
Índice
TogglePor onde começar?
O primeiro passo para quem busca começar um planejamento anual para a empresa é detalhar o campo de atuação do seu negócio.
Depois disso é buscar encontrar os pontos fortes e fracos e fracos da sua empresa. Esse exercício permite que você identifique o que precisa ser melhorado e o que pode ser mantido.
Outro ponto importante é conhecer bem o seu público: o que eles precisam, quais são as suas “dores”, e como oferecer melhores produtos ou serviços para eles. Além disso, é preciso entender também quanto estão dispostos a pagar.
Pensando em facilitar um pouco o processo, separamos algumas dicas para iniciar o seu planejamento anual.
Passo a passo do planejamento anual
Definir metas
Definir as metas vai ajudar o seu negócio a caminhar na direção certa, exatamente onde quer chegar.
Com o planejamento e o objetivo fixados, as chances de desviar no meio do caminho minimizam, e consequentemente os resultados serão positivos. Defina as metas, e para cada uma a sua prioridade.
Invista nos recursos
Definidas as metas, é preciso entender quais recursos (financeiros, tecnológicos, de mão de obra, etc.) serão necessários para viabilizar o cumprimento dos seus objetivos.
Se faltar algum item, providencie. Isso possibilita que as metas sejam atingidas com sucesso, e não abandonadas no meio do caminho por falta de recursos e investimentos, por exemplo.
Prazos
Olhe para cada meta estabelecida individualmente e procure definir o começo, o meio e o fim de cada uma. Não se esqueça de detalhar o prazo em que cada etapa deve ser concluída. Assim, a sua empresa terá um panorama de proximidade para alcançá-las.
Quem cuida do planejamento anual?
Escolher uma pessoa para ficar responsável por acompanhar a concretização do que foi planejado é fundamental. Cuidar dos prazos, gastos, e principalmente, se a empresa está caminhando no sentido certo, rumo ao cumprimento dos objetivos.
Mãos à obra!
Como vimos, o planejamento anual é um conjunto de ações que permitem concentrar a atenção, os recursos, e principalmente, os esforços da empresa para atingir os objetivos.
Quando temos uma meta clara, fica mais fácil visualizar o cenário da empresa como um todo. Esse item é extremamente importante para uma boa gestão.
Isso porque, além da transparência nos resultados, é possível utilizar tais recursos para tomadas de decisões rápidas, a fim de estancar prejuízos imediatos, ou ainda, arriscar um novo investimento.
O próximo passo, depois de definidas as metas, é pensar num plano de ação que viabilize a realização de cada uma das ações.
Por exemplo, se uma das suas metas é vender mais determinado serviço ou produto, quais ações podem viabilizar essa ação? Promoções, ações de marketing, divulgação entre outras formas de buscar novos clientes devem ser consideradas, e fazer parte do plano de ação para o cumprimento dessa meta.
Interessante, não é mesmo? Vale a pena perder alguns dias e planejar o ano que está por vir. Você pode separar por área, para ficar mais fácil a visualização e também o cumprimento dos objetivos.
Leia também: Planejamento empresarial: 5 dicas para se preparar para o segundo semestre
Gostou das dicas de planejamento anual?
Agora que você já sabe como se preparar para 2023, é hora de colocar em prática. Para isso, envolva-se profundamente no processo de planejar, controlar e otimizar os processos da sua empresa.
Se precisar de ajuda, conte com a CBP Contabilidade. Com mais de 30 anos de experiência, temos condições de fornecer o suporte necessário para sua empresa decolar.
Quer saber mais? Entre em contato com a gente e traga o seu desafio empresarial para a CBP.