Quem quer se tornar um empresário, deve saber que a abertura da empresa exige o cumprimento de algumas etapas, e uma delas é o Contrato Social. Entenda como funciona.
Quem decide ser empresário já deve saber que abrir uma empresa no Brasil envolve certa burocracia. É necessário estar atento a todas as etapas que envolvem a abertura da empresa, para que nada fique para trás e prejudique o andamento do negócio.
Além de escolher o ramo de atividade, caprichar no planejamento, é preciso entender quais documentos fazem parte do plano de abertura e formalização do negócio.
O primeiro passo é garantir a abertura do CNPJ (já falamos sobre ele aqui) pois ele garante a existência da sua empresa perante o governo, assim como, a formalização dela.Com o CNPJ em mãos, é possível partir para a emissão de outros documentos que fazem parte da abertura da empresa, como é o caso do contrato social.
O Contrato Social é onde constará todas as informações da sua empresa, como: quem são os sócios, qual o endereço da sede, quais os deveres de cada sócio com o empreendimento e qual o ramo de atuação.
Tem dúvidas sobre esse documento tão importante? Vem com a gente que no artigo de hoje vamos falar tudo sobre a importância e obrigatoriedade do contrato social para quem quer ser um empresário.
Índice
ToggleO que é Contrato Social?
O Contrato Social é como se fosse a certidão de nascimento da sua empresa, e nele, constará todas as informações relevantes para o negócio.
Toda empresa no Brasil necessita de um contrato social para poder operar e se registrar nos órgãos públicos. Ele será utilizado também para participar de licitações do governo e realizar a abertura da sua conta bancária.
Dentre as principais informações, é importante que conter pelo menos as seguintes informações de cada sócio:
- Nome completo;
- Endereço residencial;
- Estado civil;
- Nacionalidade;
- Profissão;
- RG;
- CPF.
Como fazer um Contrato Social?
Para elaborar o Contrato Social de uma empresa, antes é preciso ter a definição de alguns itens:
- Qualificação dos sócios;
- Definição do nome da empresa;
- Informação do tipo da sociedade;
- Localização da sede;
- Definição do objeto da empresa;
- Capital social e participação dos sócios;
- Definição de pró-labore e participação nos lucros;
- Instituição de regras para deliberações.
No item qualificação dos sócios, é onde são identificados quais são os participantes da sociedade que será aberta. E caso sejam pessoas físicas, na primeira cláusula do contrato deve conter os dados dos sócios.
Se os componentes da sociedade forem pessoas jurídicas, se faz preciso informar: a firma, denominação, nacionalidade de sede da empresa, ou das empresas.
No próximo item deve constar o nome, endereço e o tipo de empresa que será aberto. Depois, será necessário informar qual será a atividade da empresa, assim como a descrição dos produtos ou serviços que serão comercializados.
Só assim será possível definir em qual código da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) a organização se enquadra. Nesta etapa, o documento informará qual será o valor inicialmente investido na empresa e quais serão as cotas de cada participante.
Leia também: CNPJ: o que é e para que serve
Conte com a CBP para elaborar o Contrato Social da sua empresa
No artigo de hoje demos uma pequena amostra sobre o que é o CONTRATO SOCIAL e a sua importância para a abertura da empresa, mas se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, ou ainda, precisa de ajuda para elaborar o CONTRATO SOCIAL do seu negócio, entre em contato com a gente!