Se você tem vários imóveis próprios em regime de locação, e ainda faz o recebimento dos aluguéis como pessoa física, saiba que está perdendo dinheiro
Todo brasileiro que se preze sonha em ter alguns imóveis de aluguel para complementar a renda ou ainda, fazer disso o seu “ganha pão”.
Não à toa, o aluguel de imóvel próprio é uma das fontes de renda passiva mais comuns no Brasil atualmente, e as possibilidades são muitas, assim como, a forma de aquisição desses imóveis.
Além disso, é um mercado em plena expansão, já que a procura por imóveis locados aumentou muito, principalmente por conta da pandemia. As pessoas entenderam que passar mais tempo em casa exige, no mínimo, mais conforto, e migravam para o interior ou litoral em busca de mais tranquilidade e espaço.
Agora uma curiosidade: você sabia que quem administra o recebimento de aluguéis de vários imóveis como pessoa física, paga mais impostos do que quem o faz como pessoa jurídica? Parece mais burocrático, por envolver abertura de empresa, mas não é.
Na maioria dos casos, a locação é feita como pessoa física, já que os imóveis estão todos em nome do proprietário, que recebe o valor integral do aluguel, e arca somente com o recolhimento do imposto de renda. Apesar de ser a forma mais comum, é também a mais onerosa.
Ficou curioso? Vem com a gente que no artigo de hoje vamos te contar tudo sobre as vantagens de administrar seu recebimento de aluguéis como pessoa jurídica. Boa leitura!
Índice
ToggleRecebimento dos aluguéis como pessoa física
Tem gente que trabalha a vida inteira com o objetivo adquirir alguns imóveis próprios para locação, garantindo assim uma aposentadoria mais tranquila.
O que não faltam são opções para quem decide partir para esse tipo de investimento. Sejam prédios residenciais ou comerciais, todos eles, de alguma forma, garantem bons ganhos e com o mínimo esforço.
Não precisa procurar muito, o fato é que todo mundo conhece alguém na família ou na roda de amigos que investe em imóveis, já que as possibilidades de ganho nesse setor são inúmeras. Veja algumas:
- Construção de imóveis residenciais para locação: casas, quitinetes, edículas, etc;
- Aquisição de imóveis comerciais para locação: galpões, lojas, etc;
- Compra de apartamento ainda na planta, e disponibilizar para locação depois de concluído;
- Aquisição de imóveis para locação por temporada ou esporadicamente: casas de praia, salões de festas, etc;
- Aquisição de imóveis através de herança.
Quem consegue garimpar boas oportunidades nesse ramo, acaba construindo uma ótima fonte de renda passiva para o resto da vida.
Ainda que alguns proprietários escolham manter a gestão dos imóveis com uma imobiliária, para elaboração de contratos, arcar com as cobranças de pagamentos atrasados e inadimplências, entre outras responsabilidades, muitos deles ainda fazem o recebimento dos aluguéis como pessoa física, o que pode não ser tão vantajoso para o proprietário.
A depender do valor anual recebido, manter a gestão dos imóveis como pessoa física pode ser mais oneroso, já que é necessário declarar o valor recebido para a Receita Federal através do Imposto de Renda, e o valor do recolhimento pode chegar a 27,5%.
Os proprietários que recebem até R$ 1.903,98 de aluguel mensalmente estão isentos da cobrança. Já os que recebem acima deste valor devem fazer o pagamento mensal através do Carnê-Leão de acordo com a tabela progressiva.
Acompanhe os valores:
BASE DE CÁLCULO | ALÍQUOTA |
de 0,00 até 1.903,98 | isento |
de 1.903,99 até 2.826,65 | 7,50% |
de 2.826,66 até 3.751,05 | 15% |
de 3.751,06 até 4.664,68 | 22,50% |
a partir de 4.664,69 | 27,50% |
Parece mais simples manter o recebimento dos aluguéis como pessoa física, não é mesmo? Mas ao colocar os valores na ponta do lápis, nota-se que vale muito a pena considerar a abertura de uma empresa para efetuar essa gestão.
O nosso próximo tópico falará justamente sobre isso, quais os impostos cobrados para pessoa jurídica, e ainda, qual enquadramento tributário é o mais adequado para a ocasião.
Recebimento dos aluguéis como pessoa jurídica
Conforme falamos, quem tem vários imóveis de aluguel deve sim considerar abrir uma empresa para efetuar a gestão dos recebimentos. Porém é preciso estar atento ao regime tributário correto na hora da abertura.
Para locação de imóveis próprios não é possível optar pelo Simples Nacional. E o regime tributário mais adotado por quem decide receber o pagamento dos aluguéis como pessoa jurídica é o Lucro Presumido.
Com isso, os impostos a incidirem sobre o rendimento dos aluguéis como empresa passam a ser:
IMPOSTO | ALÍQUOTA |
Imposto de Renda Pessoa Jurídica | 4,80% |
Programa de Integração Social (PIS) | 0,65% |
Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) | 3,00% |
Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) | 2,88% |
Neste caso, a soma da tributação total será de 11,33%, fazendo com que seja mais vantajoso receber os aluguéis como empresa do que na pessoa física.
Se você tem dúvidas sobre este assunto, busque ajuda com um parceiro contábil de confiança.
O contador especialista te indicará quais regimes tributários são mais adequados para o seu tipo de negócio. Visto que, em alguns casos e tipos de locação (como locações de curta temporada ou alojamentos, por exemplo), o regime tributário pode ser inclusive o Simples Nacional.
Leia também: Saiba qual é a tributação mais vantajosa: Simples, Lucro Presumido ou Lucro Real
Será que vale a pena abrir uma empresa para fazer a administração dos aluguéis?
Como vimos, a troca não é tão vantajosa se o seu rendimento mensal for até R$1903,38. Mas para quem possui uma carteira maior de imóveis, a tributação pode chegar a até 27,5% dos ganhos, ou seja, uma boa parcela fica com o Leão.
O que não acontece para quem abre uma empresa, onde o total de tributos a serem pagos caem para 11,33%, proporcionando uma boa economia. Então, está esperando o que para diminuir o seu recolhimento anual?
Leia também: Planejamento tributário: como manter a sua empresa nos trilhos
Quer abrir uma empresa para diminuir a incidência de impostos sobre as suas locações? A CBP pode te ajudar!
Com um Know How de mais de 25 anos, a CBP busca uma aliança entre a Tecnologia e os processos de um escritório contábil, agregando valor aos clientes nas principais áreas de gestão das empresas.
Se você tem dúvidas quanto à gestão e recebimento dos seus aluguéis, deixe a burocracia com a gente e fique livre para gerir seu negócio de forma objetiva para aumentar os lucros.
Então, entre em contato pelo e-mail contato@cbpcontabilidade.com.br ou pelo telefone (11) 4025-1887 e traga seu desafio empresarial para nós.