Equipe desmotivada é sinal de perigo, em qualquer empresa de qualquer segmento, entenda como o Marketing de recompensas pode ajudar no engajamento da equipe.
Não há como esperar bons resultados de uma equipe formada por pessoas insatisfeitas com o local de trabalho, e cabe aos líderes da companhia pensar soluções que criem uma ambiente corporativo prazeroso e ao mesmo tempo produtivo.
Uma delas tem se mostrado extremamente eficiente para diversos segmentos: o marketing de recompensas. Já ouviu falar?
Geralmente, programas com esse viés são pensados para atrair consumidores, mas também podem ser aplicados aos funcionários de uma organização.
No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre como o marketing de recompensa pode ajudar a alavancar o engajamento dos colaboradores. Boa leitura!
Índice
ToggleO que é marketing de recompensa?
O marketing de recompensas é uma estratégia que tem como objetivo estreitar a relação entre a marca e os seus clientes, e trazendo para o mundo corporativo, o objetivo é estreitar a relação entre empresa e colaboradores.
O primeiro passo é o reconhecimento, é preciso entender que isso vai além do pagamento mensal do colaborador.
Existem várias maneiras de recompensar o colaborador, os prêmios e brindes são as mais conhecidas e desejadas.
Experiências de convivência também são cada vez mais utilizadas, como viagens, festas e eventos de integração. E ainda, opções para o desenvolvimento na carreira, como workshops especiais, treinamentos específicos ou até bolsas de estudo.
Estamos falando de ações de valorização do time, e os resultados dessas ações são bons e positivos.
Para esclarecer esse processo na prática, vamos entender, como o marketing de recompensas aplicado ao ambiente interno das companhias se reflete no dia a dia da corporação:
Produtividade
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Oxford em parceria com a multinacional de telecomunicações BT, os trabalhadores são 13% mais produtivos quando estão felizes.
A felicidade é realmente um fator que influencia na produtividade, porém não acredito que incentivar um ambiente competitivo de reconhecimentos individuais financeiros seja um estímulo.
Um canal de reconhecimento público declarado por um colega de trabalho, acompanhado de uma recompensa em forma de mimo, ao mesmo tempo que reforça a cultura da colaboração, também gera felicidade.
Trata-se de um reconhecimento legítimo entre pessoas que estão compartilhando a mesma missão.
Cumprimento de metas
Com um escritório mais produtivo, os resultados automaticamente se tornam mais positivos.
O esforço e o comportamento de superação diária passam a ser parte da rotina do colaborador e dos times autônomos, sem a necessidade de um comando imperativo.
Dessa maneira, as metas, que inicialmente seriam empresariais, transformam-se em objetivos pessoais e dos times.
Bem-estar no ambiente de trabalho
Funcionários felizes indicam um ambiente de trabalho mais harmonioso, e que funciona tanto para a realização profissional, quanto para a realização pessoal de cada colaborador.
Obviamente, quem é reconhecido não guarda o sentimento de felicidade para si, dividindo essa sensação com o resto do time e com a família. Esse processo contagia todo o coletivo da empresa, onde os integrantes da equipe torcem uns pelos outros e vêem o sucesso da organização como fruto de um movimento feito em grupo.
Incentivo à qualificação
Segundo um relatório do O.C. Tunner Institute, 79% das pessoas que se demitem do emprego citam a falta de valorização como um dos principais motivos de sua decisão.
Com isso, é possível concluir que o reconhecimento garante a retenção de talentos, além do desenvolvimento constante deles. O marketing de recompensas faz justamente com que o colaborador entenda que ele está impactando positivamente a vida daquele negócio.
Quando um funcionário percebe a sua relevância para que a empresa cumpra com sua missão, ele passa a buscar um patamar de qualificação mais elevado.
Nesse sentido, as recompensas de aprimoramento na carreira, seja um curso livre ou uma bolsa de mestrado, ganham ainda mais significado.
Imagem positiva da empresa no mercado
Quanto mais uma equipe é qualificada, mais os líderes ficam satisfeitos. A sinergia hierárquica dentro de uma empresa e a constância de resultados positivos são rapidamente captadas pelo mercado, atraindo novos talentos que buscam descobrir qual é a “fórmula mágica” de uma organização que possui um time feliz, produtivo e talentoso.
De fato, essa fórmula não existe, porém não há como negar que o reconhecimento agregado a uma recompensa com significado funciona como um estímulo básico para os colaboradores, que culmina em movimentos relevantes de alinhamento empresarial e fortalecimento da cultura organizacional.
Foco organizacional
Apesar da possibilidade dos gestores trazerem simplicidade aos programas de recompensas, isso não significa que essa ação requisitou uma estratégia rasa.
Mesmo uma pequena solução, que permite o reconhecimento de um colaborador, por outro colaborador invertendo a lógica de reconhecimento de cima para baixo (Empresa – Colaborador), requer um planejamento estruturado dos aspectos da cultura que a companhia quer fortalecer.
Se uma companhia possui uma cultura forte, todo o seu modus operandi se torna mais organizado, desde o fluxo interno até o relacionamento com clientes. Portanto, melhorar a rotina dos colaboradores é muito mais do que promover um dia a dia de trabalho menos estressante e feliz.
A verdade é que o engajamento dos trabalhadores move tudo o que cerca uma corporação.
Fonte de apoio: www.contabeis.com.br