A seleção do seu escritório de contabilidade pode ser uma decisão estratégica para a performance financeira, fiscal e tributária do seu negócio. Saiba como não errar!
Anualmente mais e mais empreendedores e empresas são criadas no Brasil. E como passo básico entre as tarefas de criação de uma empresa está a seleção de um escritório contábil como aliado à gestão dos negócios. Dada a complexa cartilha tributária do país, tentar conduzir um empreendimento sem o apoio de um contador é quase uma missão impossível! Exige atualização constante e acompanhamento diários das mudanças na legislação, não restando tempo para cuidar do seu foco de atuação principal.
Logo, ter um contador ou escritório contábil como aliado é premissa básica. Mas não é só isso…
Mais do que escolher um terceiro, a seleção de um escritório de contabilidade é uma missão extremamente estratégica! Ao definir quem serão os profissionais que acompanham todo o desempenho financeiro, fiscal e tributário de sua empresa, você está escolhendo um parceiro que pode ter papel fundamental em suas tomadas de decisão e no apoio ao direcionamento para os caminhos mais corretos, seguros e vantajosos para o seu negócio.
É comum encontrar no mercado uma infinidade de escritórios que oferecem pacotes de gestão para os quais você apenas precisa fazer o envio mensal de informações e pagamento das guias emitidas. Essencialmente essa é a diretriz básica de um escritório, de fato: cuidar da gestão fiscal e tributária do seu negócio. Esses mesmos escritórios, no entanto, nem sempre tomam o cuidado de explicar ao empreendedor o por que de algumas decisões fundamentais, como a escolha da sua categoria tributária ou a incidência de impostos de acordo com determinadas decisões de negócios.
E é aí que a escolha bem feita faz toda diferença! Mesmo que o escritório vá cuidar de tudo para você, entender o que se passa com o seu negócio pode lhe dar clareza para até mesmo planejar com mais cuidado seus próximos passos, o ajuste de sua precificação ou até mesmo a definição sobre novos produtos e serviços.
Então para te ajudar a fazer essa escolha com o máximo de cuidado, separamos a seguir cinco dicas essenciais. Confira!
Índice
Toggle1. Pesquisa e solicite recomendações
Nada fala mais sobre a experiência e credibilidade de um profissional ou empresa do que a opinião de seus clientes. Quando estiver pesquisando escritórios, busque saber se o contador está devidamente cadastrado junto aos órgãos da categoria (Conselho Regional de Contabilidade), pesquise sua carteira de clientes e peça recomendações a respeito dos profissionais envolvidos.
Outra dica válida é sempre pedir indicações de empresas e parceiros do seu convívio ou mercado, pois eventualmente eles já passaram por um processo de seleção e conhecem a forma de trabalho de alguns escritórios para lhe dar referências.
2. Avalie os serviços oferecidos
A era da entrega padrão de um escritório contábil (recepção de informações e emissão de guias) não existe mais! Os escritórios tradicionais que ainda não se modernizaram tendem a entregar um pacote de serviços reduzidos e limitado, diminuindo também o nível de excelência estratégica no apoio à gestão.
Conhecer os serviços que o escritório oferece não apenas vai lhe conferir mais segurança sobre a experiência do parceiro como ainda pode dar a certeza de que ele pode apoiá-lo em situações pontuais sem que seja necessário acionar outra empresa terceirizada adicional ao contrato.
E quanto mais estratégico for o leque de serviços na tabela, melhor para o seu negócio! De repente você até começa com uma gestão pequena junto ao parceiro, mas conforme o seu negócio cresce, já sabe que tem para onde delegar mais funções, como a gestão de folha de pagamento, por exemplo.
3. Atendimento de excelência
Diretamente ligado aos pontos 1 e 2, essa premissa é fundamental para que qualquer parceria funcione bem!
Entenda como é o processo de atendimento do escritório, quais são as situações em que ele pode oferecer suporte ou não, tempo de resposta (SLA) e até mesmo se há algum tipo de restrição no atendimento.
E neste momento não se esqueça de alinhar detalhadamente como é a participação estratégica do parceiro para a sua tomada de decisões. Isso pode ser fundamental para o sucesso da parceria.
4. Equipe múltipla e atualizada
Outro ponto a ser observado é se a equipe do escritório conta com profissionais especialistas em diferentes ramos. Quando há um time multidisciplinar, fica mais simples ter assertividade e segurança de que o seu negócio estará sempre protegido com as atualizações necessárias em cada setor, visto que cada um dos profissionais permanecerá atento ao seu ramo de especialização.
5. Organização e simplicidade
De burocrático já basta o sistema tributário brasileiro, certo!
Ao escolher um escritório de contabilidade privilegie um parceiro que tenha uma metodologia de organização e processos simples e eficiente. Quanto mais complexo forem os trâmites entre sua empresa e o parceiro, mais trabalho você terá!
Entenda como é o funcionamento dessa prática no dia a dia, a cada ciclo mensal, anual e saiba quais são as responsabilidade de cada parte. Isso te dará uma visão mais certeira sobre o quanto o funcionamento da parceria será simples ou complicado.
Viu só como não é tão difícil assim! Esse é um cuidado essencial que pode fazer toda a diferença para o seu negócio.
E não esqueça: quando estiver pesquisando um novo parceiro, fale com o time CBP! Estamos prontos para te ajudar!